Como fazer pinguim que abre e fecha (papercraft)

Fala galera! Beleza?
Bom pessoal, essa semana eu tava vendo umas postagens no insta e no face, e acabei de deparando com essa "invenção" aí...rsrs'
Como vocês sabem, eu adoro origami, e tinha alguma ideia de como fazer esse "origami", falo assim porque ele não é bem um origami, está mais para uma obra de papercraft mesmo. Se você não tá ligado no que isso significa é só dar uma pesquisada no google por papercraft e colocar na busca por imagens. É tipo aquelas coisas que vinham(ou ainda vem) atrás da caixa de gelatina, pra você fazer um brinquedinho depois...rsrs' Enfim, no caso esse brinquedo não daria pra fazer com uma caixa só né...rs Mas com algumas é bem possível...rsrs
Mas enfim, eu sabia como fazer o molde, um hexágono com abas, porém o que eu não entendia era como aquilo se armava novamente, depois de ter sido comprimido... E foi aí que eu achei o vídeo do cara que inventou, mostrando ele colocando um elástico dentro...
Se você der uma fuçada extra nesse canal você vai ver ele montando praticamente todo o bonequinho, até uma travinha pra ele parar fechado, eu não fiz porque não achei necessário, mas me arrependi um pouco porque ele é meio grande pra deixar aberto...kkkk
A única coisa que você não vai achar aí no canal vai ser o molde pra imprimir...rsrs Pelo o que entendi ele vende o molde, a revista, ou sei lá...rs
Bom, então você vai ter que por a mão na massa se quiser fazer, como eu fiz...rs
Pra não dizer que sou mal, vou dar uma ajuda pra vocês...rsrs
Vocês vão ter duas opções sobre o que fazer com essa imagem que acabo de lhes oferecer...
A primeira alternativa é imprimir ela e a segunda é pra caso você não tenha impressora, ou queira praticar geometria, kkkk, na segunda opção você vai desenhar o molde à mão... Claro que pra fazer o desenho à mão você vai utilizar técnicas...

Obs: Depois você usará esse molde pra fazer dois pares de peças, ou seja, no total serão quatro peças igual esse molde... Sendo que o par do corpo pode ser um pouco maior na parte 2, nas adaptações eu explico porque...

Desenhando à mão

A primeira é pra fazer o hexágono, pra isso você pegará um compasso, vai fazer uma bola, sem mexer na abertura do compasso você colocará sobre qualquer parte do círculo que você acabou de fazer, coloque o grafite do compasso em contato com outra parte do círculo, faça um vai e vem, vai ficar um traço arredondado, gire o compasso pro outro lado do círculo, faça o mesmo, com isso seu círculo inicial ficará com duas marcações extras, à partir disso você vai colocando a ponta do compasso em cima da ultima marcação e fazendo a próxima, até que tenham seis marcações, daí é só ligar os vértices do hexágono...
Pra fazer a parte 2 do molde você vai usar um transferidor, aquilo que usa pra medir graus...rs E em vez de fazer uma reta à partir de uma aresta do hexágono, você vai colocar o transferidor nessa aresta e marcar 10º mais aberto. Quanto menor a abertura, mais cilíndrico(magro) ficará seu boneco, não é bom fazer reto, porque se não ele viraria um palmito de tão cilíndrico...kkkkkkkk Mas tem uma margem pra fazer mais gordinho se você quiser, mas acho que esse é o tamanho bom mesmo...
Se você reparar a parte 1 do molde é diferente em duas extremidades, você deve fazer essas "parte 1" diferentes pra colocar os elásticos, abaixo falo mais sobre as adaptações que eu fiz nelas, mas o importante aqui é fazer uma parte 1 maiorzinha e que tenha como prender um elástico nela...
As demais abas tem uma parte 1 bem menor, pois só servirão pra passar cola mesmo... Então se você tiver desenhando o molde, não precisa se preocupar em fazer todas iguais, o importante é ter uma área pra passar cola grande o suficiente pra colar bem...
Esse molde é o molde pra fazer a cabeça, pra fazer o corpo eu prolonguei um pouco a parte 2(tipo 1 dedo maior), assim ele fica mais alto.

Adaptações

Bom, eu acabei fazendo muita gambiarra pra conseguir fazer esse meu pinguim, rsrs... Além do molde ainda acabei mudando o elástico... Pelo o que vi no vídeo do cara, ele usa um elástico normal... Porém como tentei fazer primeiro em sulfite, o elástico normal acabava sendo muito forte e eu optei pelo elastex, que é um elástico pra costura... Funcionou bem, mas no sulfite realmente não dá pra fazer esse boneco... O sulfite amassa em vez de abrir... Por um milagre achei um resto de papel cartão aqui em casa, e daí sim consegui fazer de primeira... rsrs Como estava satisfeito com o resultado do elastex segui utilizando ele, e continuou dando certo... Com a vantagem de que você pode controlar o tamanho e assim também ir testando se o boneco tá fechando mais ou menos do que precisa...
Como eu mudei o elástico, eu acabei mudando um pouco o molde também, se você reparar no vídeo do original, vai ver que tem um "quadrado" pra encaixar o elástico, já no meu eu só fiz um corte... Se você reparar do lado esquerdo do desenho tem até um tracinho de cada lado do 1, esse tracinho é pra mostrar pra você fazer um corte ali também pra travar o elastex dentro depois...
Então basicamente depois que você fizer um molde desse aí, já vai dar pra você testar... É só colocar o elástico e testar, não precisa fazer duas partes, colar uma na outra pra só depois por o elástico, eu coloquei antes e depois nem tirei pra ser sincero...rs Coloquei a outra por cima mesmo...rsrs
Outra adaptação que eu fiz foi usar durex invés de cola... Bom, se você for usar cola, realmente é interessante esperar secar antes de colocar o elástico, mas como eu tava com pressa, fiz com durex...rsrs O durex tem uma vantagem na hora de fazer esses "origamis" com movimento, porque ele deixa o origami bem flexível, mais do que se fosse uma dobra de papel...rs Isso pode ser bom, mas também pode ser ruim...rsrs'
Por fim, a última adaptação que eu fiz foi cortar as partes 1 e 2 separadas da parte 3...rsrs Tipo, eu fiz o hexágono, e depois eu fiz as "abas"(parte 1 e 2 juntas). Pra juntar tudo eu usei durex mesmo. Problema foi que algumas arestas acabaram não batendo, mas enfim, dá pra dar uma ajeitada cortando, não fica perfeito, mas se você estiver com falta de papel, igual eu, dá pra fazer...rsrs Lembrando que se for fazer assim, você tem que usar durex ou então fazer "abas pra colar" dos dois lados de cada aba do corpo...

Olhos, bico, etc

Aí é hora de você usar sua criatividade novamente...rsrs
Através do vídeo oficial que eu postei, acho que você encontra outros pinguins, e aí dá pra você ver como eles são, bico, olho, enfim... Sobre como eu fiz no meu, eu fiz à mão mesmo... Tinha visto esse gif aqui e tentei reproduzir da melhor maneira...rs
Se vocês repararem eu não coloquei asa no meu pinguim...rsrs Enfim, não tem nada obrigatório, você pode até fazer só a estrutura mesmo pra ficar apertando, é bem relaxante, tipo uma bola pra você ficar quicando na mesa...kkkkkkkk

Bom gente, por hoje é isso, espero que tenha ajudado vocês, pelo menos a entender como funciona esse pinguim...rs Afinal, vi muita gente compartilhando esse gif, mas acho que pouca gente correu atrás pra entender como funciona(apesar de achar que todo mundo ficou curioso também...rs), então aqui estou eu pra tirar a dúvida dos curiosos preguiçosos...kkk =P

Se vocês fizerem e mostrarem pra alguém que gostar e quiser fazer também, não deixe de mostrar meu blog pra me ajudar! =D

Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê