Como dar uma boa entrevista
Na verdade quando ví a postagem achei que se referia a entrevistas de emprego, rs, mas não é...
Porém, as coisas estão corridas por aqui, então fiquem com esse post que foi retirado do blog de um jornalista.
Pra você que é ou pretende ser celebridade um dia pode ajudá-lo(a).
Porém, as coisas estão corridas por aqui, então fiquem com esse post que foi retirado do blog de um jornalista.
Pra você que é ou pretende ser celebridade um dia pode ajudá-lo(a).
- Entenda que o tempo da imprensa é diferente do seu. Jornalistas têm prazos apertados. Evite marcar entrevistas no final da tarde, horário em que as editorias de jornais costumam fechar suas páginas.
- Responda apenas o que lhe foi perguntado. Seja objetivo e fale naturalmente. Evite informações desnecessárias ou divagações. Nunca fale ditando o texto, a não ser que isso seja solicitado.
- Fale com tranquilidade.
- Frases curtas e completas são as melhores. Falando pausadamente você facilita a compreensão e a edição, especialmente para rádio e televisão.
- Explique os termos técnicos ou específicos de sua área. O repórter não é um especialista. Relacione o assunto com a realidade. Dê exemplos, faça comparações.
- Prepare-se antes. Tenha em mãos os dados que darão suporte à informação do tema da entrevista. Ofereça material de apoio, preparado pela assessoria de imprensa. Evite ser evasivo. Se não souber, diga. Se tiver dúvidas, admita.
- Fale apenas o que pode ser divulgado. Se por política, estratégia ou segurança, algumas coisas não devam ser ditas, não as diga. Só utilize o off (o jornalista publicará as suas informações, sem revelar a fonte) quando necessário.
- Nunca peça para ler as anotações do repórter, ouvir a gravação ou ler a matéria antes da publicação. Mesmo porque, se você estiver diante de um bom profissional, os seus pedidos serão em vão. Esses comportamentos denotam falta de confiança.
- Só acaba quando termina. Não é você quem define quando acaba a entrevista. Tenha paciência, espere que o assunto se esgote e o repórter demonstre que está satisfeito.
- Nunca tente evitar a publicação de uma notícia. É um erro que sempre provoca o efeito contrário. O melhor é tentar argumentar com dados e informações que derrubem a pauta ou atenuem a edição.
- Se for marcado um horário, não deixe o jornalista esperando. Os repórteres cobrem vários assuntos no mesmo dia e têm prazos a cumprir.
Comentários
Postar um comentário