Como lembrar acordes

Você já teve dificuldades em decorar muitos acordes de uma música? Esqueceu algum na hora que está tocando numa festa familiar e teve que parar a música? rs
Chega de decoreba de acordes... Aprenda como eles funcionam(+/-)...
Bom a maioria das músicas tem estrutura simples, e você pode usar esses acordes...
A técnica é, você aprende essas posições, e quando quiser mudar a nota pra Lá(A) ou Mí(E) é só você ir para a casa equivalente e executar a posição...
Fazendo pestana na primeira casa do violão teremos Fá(F), abaixo a relação de cada casa do violão e sua nota(não é bem assim, mas pro tutorial de hoje você pode pensar assim):

  1. F
  2. F#
  3. G
  4. G#
  5. A
  6. A#
  7. B(Sí)
  8. C
  9. C#
  10. D
  11. D#
  12. E(Mí)

Note que Mí e Sí não tem sustenido(#), pra ficar mais fácil de decorar lembre-se que as notas terminadas em í, não tem sustenido...
A casa 12 é equivalente(um oitavo acima) a casa 0(cordas soltas), portanto você pode fazer com as cordas soltas pulando a pestana.
Agora vou mostrar as posições, essas são básicas, mas como falei acima, como hoje em dia as músicas tem estruturas simples, essas darão conta a maioria das vezes.


Como você pode notar a altura da pestana nunca muda(8ª casa), portanto sabendo executar essas posições, se você executar na primeira casa estará fazendo os mesmos acordes em Fá(F).

Há músicas mais complexas, que exigem posições expecíficas que se você souber tocar num tom e a pessoa pedir pra você tocar em outro talvez você não consiga lembrar o acorde equivalente em outro tom. Por isso existe a opção de se usar a braçadeira(capotraste, enfim há vários nomes), ele faz o papel de uma pestana, fazendo seu violão subir quantos tons forem necessários para você executar a música da forma que está acostumado e no tom desejado.


Exemplo, você sabe tocar uma música em F, e a pessoa quer cantar em G, você precisará colocar a braçadeira na segunda casa, que é a diferença entre F e G, conte F e F#(2). Pronto agora pode tocar normalmente e estará em G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê