Fazer corset overbust - Molde

Gente, primeiramente quero me desculpar, realmente esse mês foi um desastre, não deu pra cumprir minhas metas, aliás, só em ter conseguido um HD novo pro meu PC hoje já estou feliz na verdade...rs Porque como estudo a distância necessito de um PC e fica dividindo com minha mãe que também estuda seria complicado...rs
Bom, mas voltando ao assunto, acabou que não fiz o bendito post, ensinando a fazer o corset overbust que prometi ainda no começo do mês....rs
A verdade é que como não consegui uma modelo pra me ajudar e fiquei esperando algumas que prometeram, acabei postergando esse projeto, mas como está no fim do mês e promessa é divida, alguma coisa eu tinha que postar né! rs
Na verdade eu já fiz um tutorial, ensinando o underbust que está no meu site http://www.ericcorsets.xpg.com.br/tutoriais/index.htm vocês podem ver os passos por lá, alguns talvez estejam falhando por falta de visualização o servidor que é grátis tira do ar, como ainda não pude refazer peço desculpa, estou na dúvida se tenho um CD com os vídeos aqui, depois vou procurar com calma, mas caso você resolva comprar o CD pra não ter que esperar carregar no meu site, eu tento conseguir uma cópia com alguém que comprou de mim, ou então devolvo o dinheiro se não conseguir de volta, não se preocupem!
Se você não viu o vídeo do meu site, saiba que agora vou ensinar apenas a fazer o molde, pois os demais passos são quase a mesma coisa, principalmente se for um corset sem bojo.
Talvez depois eu poste mais alguma coisa mostrando como se faz, caso o post faça sucesso ou caso apareçam dúvidas sobre algum passo...^^
Vamos lá, primeiramente você deve ter suas medidas...
Se você ainda não tem indico que veja meu vídeo explicando um pouco sobre como acertar a altura do corset(medindo sentada) e ver nesse site que tem um manequim que mostra bem as medidas que vamos usar http://blackcatcorsets.com.br/site/default.aspx?pagina=medidas .
De agora em diante, usarei um programa chamado macromedia flash, ele é feito pra desenvolver aquelas coisas animadas que passam nos sites, eu uso ele porque nele você pode digitar o tamanho da reta e ele traça automaticamente, isso é, eu faço o molde no PC primeiro, isso economiza um pouco de papel, além de que, visualizando no PC a gente tem uma visão ampla do corset de forma mais fácil... Mas como é um software pago, não se preocupe em usá-lo também, você pode fazer normalmente com papel mesmo, talvez criando adaptações do que vou ensinar...
Espero que consiga ajudar vocês!

Medidas que vou usar:
Busto: 90cm
Tórax: 86cm
Cintura: 74cm
Quadris: 96cm
Distância altura tórax/cintura: 13cm
Distância altura tórax/quadril: 29cm

As medidas não devem ser folgadas, mas também não precisam apertar muito, diminuindo sua cintura desde a hora de tirar as medidas rsrs....

1º: Pega maior medida horizontal, divida por dois, e pegue a medida tórax/quadril, com elas você fará um retângulo.


2º: Divida o retângulo ao meio. A parte da esquerda será a frente do corset, e a parte da direita será as costas. Na parte das costas retire 5cm(isso fará com que o corset fique com abertura de 10cm nas costas, pois esse molde equivale a metade de um corset, então 5+5=10).


3º: Use a medida de distância tórax/cintura pra localizar onde será sua cintura no molde...


4º: Antes de continuar devemos lembrar que é um corset overbust(tipo tomara que caia) e até agora estamos desenhando do tórax pra baixo, já não era sem tempo da gente aumentar ele um pouco pra tampa seus seios né...rs. Vamos a continha meio maluca que eu desenvolvi. Eu pego a medida do busto, divido por 4, aí divido por 2, isso pra mim é a altura do mamilo, faço outra parte igual acima, assim tenho o seio todo, isso facilitará na hora de fazer as pences e marco o aonde quero que o corset comece, quantos cm's acima do mamilo, no caso 4cm acima, mas como você está fazendo, caso isso não te satisfaça, você pode experimentar e arrumar antes de passar pro tecido!(fica bem mais fácil, acredite...)


5º: Agora é uma parte que começa a ser particular dependendo do modelo que você escolher... Vou ensinar  o corset com 3 partes na frente e 2 nas costas, pois é o que acho que serve melhor nos mais variados tamanhos de busto. Pegue a medida da metade da frente e divida por 3, fazendo assim 3 partes iguais na frente, repita nas costas, só que dividindo por 2.


6º: Agora você tomará como base a medida horizontal maior(que você escolheu no início), vamos fazer pences para que diminuindo da maior medida, as outras atinjam as suas medidas respectivas, por exemplo.
O busto tem 90cm, 6cm a menos que o quadril que é a maior medida, então eu pego essa diferença e divido por 2(porque cada lado do corset dará conta de metade da diferença), aí terei o número 3. Como a diferença do busto é só na parte da frente do corset, eu uso as 2 linhas que dividem as 3 partes para diminuir o busto de 96 pra 90. Confira que em vermelho estão dois traços de 1,6 cada um, somando 3,2, assim a metade de um corset que é 43-3,2=39,8 que vezes 2 vai dar 79,6, que mais 10 que descontamos das costas dá 89,6, praticamente os 90 que eram do busto, ficou um pouco a menos porque a conta não fechava...rs Aí vocês tentam fazer a menos ou a mais e vejam como assenta melhor...^^ A explicação ficou grande mas é fácil viu...rs


7º: É só repetir o processo 6 em todas as linhas que você mediu, consertando com pences para que a roupa fique coladinha, e para que o aperto de 10 cm faça efeito...
Se você está curiosa pra ver como ficou este modelo que acabei de fazer, aí vai o resultado com os valores...


As medidas horizontais estão embaixo de cada linha, exceto na linha superior, que os valores estão acima dela...
Cada cor representa uma coisa para você que está perdida aí com tantas linhas...rsrs

Começo do corset: aqui ficará a parte de cima do busto
Busto: esta linha é onde foi calculado ser a altura do mamilo
Tórax: essa é a linha que fica embaixo do seio(sutiã na hora que você tirou a medida no caso)
Cintura: é a linha que mostra a altura da sua cintura no corset

Outras:

A linha oliva é reflexo da pence feito no tórax.

A linha vermelha foi marcada pois quando você faz uma pence a partir da cintura, ela tem que ir até o começo do corset e até o final também, fazendo isso você acaba apertando lugares que não eram pra apertar mais como o tórax, portanto, não esqueça de testar pra se certificar que dará certo mesmo com esse aperto a mais...

A linha marrom mostra que a pence que sai do tórax deve ir até o quadril, não pode parar na cintura, se for o caso você terá que fazer cálculos até chegar a uma solução de modelo que aperte/afrouxe onde precisa, isso às vezes é complicado/demorado...rs



8º: Achou que tinha terminado?rs Bom tenho uma boa notícia, a parte chata terminou, agora é hora de por em prática sua criatividade e desenha o modelo do jeito que você quer, você pode aumentar o corset embaixo na parte da frente fazendo um bico, ou diminuir na lateral pra fazer o mesmo bico, só lembrando que, se diminuir na lateral a pressão das costas não terá por onde chegar na parte da frente do corset, isso é, até onde vai a lateral do corset, ele vai apertar, dali pra frente ele não vai ter a pressão certa, pode até apertar devido as barbatanas flat, mas só arrisque isso se for magra e não precise dessa pressão mesmo... Bom vou brincar um pouco com o que fiz pra mostrar o resultado a vocês...


9º: Bom, depois de desenhar o molde é hora de corrigir, testar, corrigir, testar, e assim sucessivamente, até ficar bom. Para isso você precisará cortar as partes dele, e juntá-las, pode ser com fita crepe, durex, enfim... Mas tente usar algo que não cole muito, porque se você precisar descolar depois pode rasgar o molde e dificultar seu trabalho... Abaixo mostro como ficaram as partes do exemplo acima, elas estão enumeradas conforme sua ordem, isso é, 1 é a parte da frente e 5 e a parte das costas. Se você não intendeu como funciona a correção e teste, recomendo que assista o vídeo no meu site, lá está explicado razoavelmente eu acho.



Espero que o post tenha ajudado vocês a intenderem como se faz almenos o molde do corset overbust, pra quem já comprou o CD ensinando a fazer o under os demais passos podem ser seguidos normalmente...^^

Caso algum vídeo do meu site esteja quebrado e dificultando o entendimento do que acabei de ensinar, me comuniquem, acabou que nem pude conferir todos os vídeos ainda...

No fim você pode arredondar as pences dando um ar mais harmônico e menos matemático a peça, mas só faça isso se tiver experiência, porque pode apertar demais ou afrouxar demais...

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre esse assunto, sinta-se à vontade para comentar logo abaixo! ^^

Comentários

  1. Comprei um corselet e ele ficou um pouco folgado, é de tecido. Tem algum problema se eu mandar uma costureira aperta um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem problema se apertar não, o problema é se for corselet(com barbatanas de plástico, sem forro, etc), pois mesmo apertando não irá ficar igual corset, e o aperto pode forçar o tecido e estragá-lo dependendo do tipo...

      Excluir
  2. Amei achar esse molde. Gostaria de comprar o cd explicando o passo a passo.Gostaria de um s\ a parte do busto.Como faço p\ comprar o CD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode comprar pelo meu site: http://www.ericcorsets.xpg.com.br/produtos/produto.tutorial_1.htm

      ou então pelo link direto de pagamento: https://pagseguro.uol.com.br/v2/checkout/cart.html?action=add&receiverEmail=ericsaojose@gmail.com&currency=BRL&itemId=tutorial_under&itemDescription=CD-Rom%20Tutorial%20Corset%20Underbust&itemQuantity=1&itemAmount=7.00&itemShippingCost=0.00

      abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê