Leitura de tablaturas violão/guitarra

Olá, hoje vou falar da leitura de tablaturas de violão e guitarra.
As tablaturas são uma "tradução" da partitura para o violão ou guitarra, para quem toca não ter que interpretar desenhos, é mais fácil interpretar números e as cordas.
Mas as tablaturas não servem apenas para traduzir partituras, afinal pode ser tirado um solo de ouvido e o mesmo ser passado para tablatura.
Um ponto fraco da tablatura é a falta de marcação do tempo, isso é, se a pessoa não conhecer a música não conseguirá tocar, o que um bom instrumentista conseguiria fazer com a partitura, pois ela especifica tempo e tipo de batida, duração das notas, etc.
Há um programa chamado Guitar Pro que exibe as tablaturas como se fossem partituras, além disso o programa exibe as partituras e executa, fazendo com que quem esteja aprendendo possa escutar como executar a passagem sem precisar ver um vídeo no youtube ou escutar o CD.
Agora a leitura em si, bom quando eu comecei não tive dificuldade em aprender a ler a tablatura, já executar foi outra história né rs. O normal é a sequência crescente das cordas, isso é, da primeira para a sexta. Abaixo um exemplo demonstrando o acorde G(sol).

E|----3----
B|----3----
G|----0----
D|----0----
A|----2----
E|----3----

Algumas considerações são que:

  • Os números estão na mesma "fila", devem ser executados juntos
  • O número zero não representa o mesmo de que não tocar a corda, ele representa que deve-se tocá-la solta
Ainda podem ser feitas anotações pra falar como se deseja que um conjunto de notas seja tocada, podendo ser um arpejo por exemplo, ou então puxando todas de uma vez.

Deve-se prestas atenção às tablaturas em seu início, pois se as letras não estiverem nessa ordem você poderá tocar a música errado por não ter atentado para esse fato, isso pode acontecer quando alguém faz a tablatura errado.

Tem os efeitos que pode ser feitos também, isso é bastante usado em tablaturas de solo de guitarras com bends, hammer-ons e pull-offs, há um post neste blog que ajudará na interpretação e execução desses efeitos, procure por violão ou guitarra na caixa de pesquisa e você encontrará!

No começo é um pouco complicado de se intender como formamos acordes a partir de números, mas depois de uma certa prática você aprenderá algumas posições e quando ver os números se lembrará delas, e quando não souber a posição não terá dificuldade em inventar, ou imitar por um vídeo, mas não pegue logo algo difícil, evolua gradativamente na dificuldade para não desistir. ^^
E se preciso for use o programa mencionado, apesar do Guitar Pro ser pago, ele anima bastante mostrando o resultado se o que está escrito for executado corretamente.

Pra terminar vou deixar a escala penta-tônica de Am(Lá menor), que vocês já devem conhecer e se ainda não conhece é bom aprenderem, pois ajuda no treino de digitação e no de improvisação também e no nosso caso agora no de tablaturas também...rs

E|--5--8-------------------------------------
B|--------5--7-------------------------------
G|---------------5--7------------------------
D|----------------------5--7-----------------
A|-----------------------------5--8----------
E|-------------------------------------5--8--

Você pode ir e voltar por essa escala, eu ia fazer a volta, mas deu preguiça...rs
Bom treino pra vocês, espero que isso resolva suas dificuldades se essas existirem sobre esse assunto simples...rs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê