Quanto custa um site?

Eu sou webdesigner(faço sites) e vira e meche recebo essa pergunta.
Defendo que devemos ser o mais simples e objetivo nas respostas sempre, porém nesse caso é difícil.
Primeiramente eu explico dos custos não incluindo meus serviços, isso é, domínio, hospedagem...
O valor do domínio você mesmo pode consultar em www.registro.br , hoje em dia um domínio .com.br custa 30 reais anuais, mas esse valor muda, então não confie... Ele geralmente abaixa, então vale a pena conferir sempre que for comprar...
Depois tem o host, que vai hospedar seu site.
Aí o problema já começa a aparecer, pois a pessoa vai ter que ter uma noção maior de como será o site e isso nem sempre é pensado antes de entrar em contato com quem vai desenvolvê-lo, com a ideia de que nós que temos que dizer o que é melhor.
Tudo bem, aí a gente explica, que um host que cobra mais barato dá menos funcionalidades e que tem maiores chances do site sobrecarregar e sair do ar.
A pessoa quase sempre irá querer o host que cobra digamos 15 reais mensais.
Mas antes dela assinar esse host, ela tem que nos dizer o que espera do site, para que possamos dizer se esse plano escolhido tem as funcionalidades, isso é, quase sempre quem desenvolve o site acaba escolhendo o plano, pautado na ideia de quem quer o site, por isso quanto mais fundamentada a ideia de quem compra, menor a chance de problemas, isso com bons profissionais é claro.

Bom tudo bem até o momento temos um domínio de 30 e um host de 180(15x12), dando um custo de 210 reais ANUAIS.

Só por esse cálculo você já percebe que tem muita gente cobrando o que não deve né...
Uma dica pra evitar isso, é pedir o que está sendo ofertado, isso é, configurações do host, espaço, limite de tráfego, velocidade, funcionalidades, com esses dados você pode procurar por servidores na internet e ver o valor cobrado pelo mesmo serviço, podendo assim colocar em check o desenvolvedor, perguntando o porque do valor exorbitante.
É claro que não podemos nos esquecer do trabalho do desenvolvedor, afinal ele perderá seu tempo fazendo um site... Ou será que não?
Há alguns fatores que influenciam o preço, como fama e lucratividade, isso é, se uma empresa ou pessoa é famosa seu site pode ficar mais caro pelo desenvolvedor saber que a pessoa tem poder aquisitivo, o outro ponto é se o site dará lucro, isso é, se em algum momento o webdesigner perceber que você poderá ganhar algum dinheiro com o site, isso aguçará sua vontade de "quero o meu", fazendo com que ele cobre por exemplo uma taxa de manutenção do site. Coisa que eu acho injusta, pois essa manutenção tem que poder ser feita pelo usuário e no caso de problemas, a solução dos mesmos não poderiam ser cobrados pois são considerados "defeitos de fabricação", não é assim com qualquer outra coisa que compramos?
Além desses fatores que majoram o preço final de um site, pare pra pensar no seguinte.
Uma pessoa que quer ganhar a vida como webdesigner, faz cursos e passa um bom tempo estudando via internet. Fazendo as contas podemos ter algo assim.

curso de Dreamweaver 250x12 = 3000
curso de Photoshop      250x12 = 3000
internet por 1 ano          100x12 = 1200
                                                 = 7200

Note que os valores estão acima dos praticados até.
Agora suponha que ele fará seu site em 1 mês.
7200 dividido por 12 dá 600 reais, que foi o que ele pagou pra aprender, o justo seria isso, com 13 clientes ele já passaria a ter lucro.
Agora vamos dar um exemplo do que de fato acontece, o orçamento do webdesigner foi de 10 mil pra fazer o site em 1 mês.
Pra procurar intender como ele chegou a esse valor, vou pegar o tempo de desenvolvimento do site e colocar 3 horas de trabalho dia, pois ele deve fazer outros sites também, assim espero...
Ele irá gastar 90(30x3=90) horas pra fazer o site.
10000 dividido por 90 = 111,11...
Agora imagina 111 reais vezes 6 horas, vezes 30 dias, isso é, um salário dele.
Dá 20 mil... E ele não gastou nem 10 mil em formação...
Viram que lucro inexplicável? Mesmo se ele fizer só o seu site, já pagará toda sua formação...
Por isso, antes de pagar, peça um currículo, porque não? Saber o que ele sabe realmente, fazer uma pesquisa de quanto se paga para aprender isso, enfim, tudo isso é válido. Até porque vou apresentar algumas realidades agora...

  • Quando você fala que quer um site parecido com algum outro, isso facilitará a vida do webdesigner, pois ele pode copiar trechos do código de fonte, sem ter que desenvolvê-lo do 0, apesar de ser uma prática de plágio, isso acontece.
  • A maioria recorre ao uso de layouts prontos, podendo ser de autoria própria ou então pegos na internet em sites que disponibilizam isso GRATUITAMENTE!
  • Quando tem que se desenvolver um sistema para que o contratante tenha possibilidade de gerir o site sozinho, como blogs, lojas virtuais, são usadas ferramentas que já estão prontas, existem na internet, muitas vezes de forma gratuita também!
  • Muitos prometem que o site aparecerá no Google, porém isso não dá pra prometer, pois o robô do Google é imprevisível, nunca se sabe quando ele visitará seu site, o que se pode fazer neste caso é fazer o pagamento em etapas, isso é, quando o site estiver pronto paga uma parte, quando a parte de administração estiver 100% paga a outra e quando aparecer no topo do Google paga a outra e assim sucessivamente...
  • Os melhores desenvolvedores não fizeram cursos, mas sim aprenderam as linguagens por internet, pois ela é mais dinâmica e evoluí, já os cursos ainda ensinam sobre iframes agora na época do ajax por exemplo. Isso não deve desvalorizar o trabalho deles, porém tem de se levar em consideração que o investimento deles foi menor do que se tivessem formação e então não podem ganhar como formados, já chegam os nossos políticos...
Algumas dicas pra você conseguir preços melhores é, pesquisar bastante como falei, questionar os orçamentos, negociar, falar que ofereceram valores menores, enfim, quase sempre os valores são exagerados como alerto neste post.
A intenção não é fazer propaganda de mim, porém caso você queira fazer um orçamento pode deixar seu email nos comentários que entro em contato também, sem problemas, com a garantia de agilidade e preço justo.

O resumo da ópera é que cobrar mensalidades é apenas no host, isso é, quem hospeda seu site. E nesse caso você paga quase sempre 15 reais. Sendo mais apenas em sites de grande tráfego, com necessidades especiais, mas já ouvi dizer de um web cobrar mil reais mensais, aí além de incluir o servidor ele ta tendo um lucro todo mês, pois o servidor não é nada mais que um computador e com uma mensalidade de mil reais você compra quantos computadores, 4 no mínimo, não? É isso que eles te dão de capacidade? Aliás, tem quem cobre isso não apenas pra servidores dedicados, como também pra servidores compartilhados, aí no caso eles pagam 15 para o host e pegam o restante pra eles, aumentando o roubo, isso é quase um político...rs
O certo é o webdesigner cobrar pelo desenvolvimento do site uma vez só e pronto, nada de cobrar todo mês enquanto o site existir. É claro que pode haver um parcelamento, mas por toda vida vira uma parceria, e você está comprando, não fazendo uma parceria, pois no caso da parceria teria que ser mais barato.

Há ainda sites que cobram mensalidade pra anunciar, e essas cobranças valem como um site parcelado, as acompanhantes sabem bem do que estou falando... Mas deixa esse assunto pra outro dia...rs

Espero ter ficado claro meu ponto de vista e que os valores passem a ser mais justos, pois cada vez mais as pessoas precisam de sites e não acho justo ter o conhecimento como um super poder, que te dá direitos de abusar das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê