Encapar bojo com tecido sem elasticidade

Você foi encapar seu bojo com um tecido não elástico e não conseguiu fazer com que a costura ficasse como você queria? Note que no sutiã acima a costura fica na diagonal e a parte de cima fica mais pro centro do busto, isso pode ter sido proposital, ou pode ter sido um erro, isso pode acontecer com o tutorial que eu vou ensinar hoje se você dobrar o bojo ao meio juntando suas pontas por exemplo... Se o seu caso foi um erro ou se você não tem ideia de como pode fazer pra encapar, acompanhe esse post, que ele ajudará você um pouco.
Acho que quem tenta fazer isso muitas vezes fica em dúvida de como fazer...rs
Na internet achamos mais tutoriais ensinando como fazer quando o tecido tem elasticidade, mas na verdade quando ele tem elasticidade você pode até fazer como na imagem abaixo que talvez dê certo...rs
Mas isso não é nosso caso, nosso tecido não se adapta ao bojo como os tecidos de elasticidade, portanto é necessário fazer um molde com a pence igual ao copo do bojo.
Já tentei algumas maneiras, vou ensinar a vocês a que achei mais fácil, pra vocês terem ideia já acertei na segunda tentativa ao fazer o tutorial, porém nem sempre isso acontece tão rapidamente, vai depender um pouco de sorte e da sua experiência também...

Antes de tudo você tem que descobrir o "cume do bojo", isso é, qual é o ponto mais alto, pois a pence terá que passar necessariamente por ele, caso contrário faltará tecido em uma das partes e você não conseguirá encapar pois não adianta puxar já que o tecido não estica...

Veja que o indicador consegue equilibrar o bojo, pois está no lugar mais fundo dele. Isso é algo semelhante a comer um fandangos gigante eu acho...rsrs

Coloque o bojo na posição que você quer que ele fique, perceba que no meu caso o lado da esquerda fica um pouco acima do da direita, aí vá dobrando o bojo ao meio, como quiser que seja sua costura, no meu caso quero que seja uma costura vertical, poderia ser horizontal, diagonal, enfim, você decide... Após fazer a dobra do jeito que você quiser, teste colocando o bojo em você ou no manequim, perca tempo nesse momento, pois quanto menos você se esforçar nele, mais vezes você terá que tentar novamente, atrasando mais o trabalho...

Com o bojo dobrado "ao meio" coloque-o sobre uma folha e trace o contorno das duas metades, veja que com o dedão eu seguro a metade do bojo que ficou pra cima, pois no momento estou riscando o contorno da que está embaixo... Essa linha vermelha eu tracei por computador pra você ter uma noção de +/- onde eu passaria a caneta...
Perceba também que falei "ao meio" porque o bojo na verdade não parece estar dobrado ao meio, suas partes não se encontram na ponta, isso é proposital, pois como já foi dito a parte da esquerda desse bojo é mais pra cima que a parte da direita, logo ela tem que estar maior aí também! Se você juntar as pontas a costura vai sair parecida com aquela imagem lá no começo do post e não é isso que eu quero...

Após contornar as duas metades do sutiã você terá algo parecido com o que está acima...

Hora de ver se o que você fez está certo, corte as duas metades e vá juntando com fita crepe, ou então durex, eu prefiro fita crepe pois depois que tira o papel rasga menos, aí consigo usar o molde depois do teste...

 Prontinho, agora é só pegar o seu bojo de papel e colocá-lo em cima do seu bojo para ver se não ficou menor, se você seguiu o passo a passo, provavelmente ficou do mesmo tamanho o que pode ter acontecido é a costura não ter ficado na posição que você gostaria, se isso acontecer, desculpe-me, mas você terá que começar a fazer tudo do 0...rs almenos é isso que eu te recomento fazer... Depois de algumas tentativas você irá conseguir...

Depois de fazer esse molde, tire as fitas e volte com as duas metades pra você poder fazer no tecido.
Você pode adicionar alguns centímetros extras ao molde, eu adiciono uns 3 cm em cada lado, assim a margem de acerto sobe, pois as vezes mesmo seguindo o processo, o tecido não encaixa perfeitamente no bojo, aí se tiver maior tem como corrigir, mas se tiver menor aí já não dá...rs
Aí depois que vocês passarem pro tecido e as duas metades estiverem costuradas vocês tem que colocar alfinetes, alinhavarem, até que fique tudo certinho, pra depois passar na máquina prendendo o tecido em volta de todo bojo, assim o bojo não ficará mexendo dentro no tecido, ele tem que ficar justo, assim como seria se fosse um tecido com elasticidade...

Daí pra frente eu acho que vocês conseguem se virar já né?rs Ou precisa ensinar o sutiã todo?rsrs é só pegar uma fita  métrica e medir o torax(abaixo dos seios), aí você faz uma faixa com os bojos colocados na posição que foi escolhida anteriormente, sempre testando antes de passar pro tecido pra não desperdiçar muito em meninas...^^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê