Como fazer uma postagem no Blogger

Hoje ensinarei como fazer uma postagem no Blogger. Duas amigas já tiveram dificuldades, portanto podem existir mais pessoas com o mesmo problema, por isso estou ensinando aqui no blog.
Sem muita enrolação, vamos direto ao tutorial que pra ser bem explicativo não será muito curto...
Peço desculpas quanto a qualidade dos prints, não sei porque não ficam bons os prints do blogger...

Menu Principal


A página inicial do blogger mostra seus blogs, em frente do título de cada um tem um menu.
Eu geralmente clico no segundo item, que é uma espécie de lista, ele mostra os últimos post do blog, dá pra ver a repercussão(visualizações e comentários no canto direito) do post de ontem, também é possível editar, visualizar(apenas esse post), compartilhar e excluir, como é mostrado no quadro menor.
Lá em cima de tudo isso, novamente aparece o menu do blog, como o que aparece frente ao título na página inicial, vamos a explicação de cada opção dele agora.
Ao clicar neste "lápis", você irá para a página de criação de post, isso é, se o seu objetivo logo após logar é fazer um post, é só clicar nesse ícone.
Ao clicar na "lista", como já dito, será exibida uma lista com os post mais recentes, para que você possa verificar repercussão, bem como editá-lo e até excluí-lo!
Esse misterioso botão no menu da primeira print é o menu do seu blog exibido compactado, isso é, ele tem os itens daquele menu(à esquerda) da segunda print.
Como o próprio botão diz, a função dele é abrir uma nova janela pra você ver seu blog, dispensando você de ter que digitar o endereço dele pra vê-lo.
Esse botão aparece no menu superior quando você está administrando um blog, ao apertar nele você voltará a tela inicial(primeira print) onde verá todos os seus blogs.
Antes de falar de posts, vou falar de Páginas. Sabe quando o seu blog tem um menu? Com itens como página inicial, perfil, etc? Pois é, isso são páginas. Pra adicionar, editar ou remover coisas que estão nesse menu do seu blog, você tem que ir no item páginas no menu da esquerda da segunda print. O modo de edição das páginas é semelhante ao de edição de posts, portanto agora com a explicação de um você será capaz de fazer o outro também!

Postando

1. Aqui você coloca o título de sua postagem, não esqueça de colocar bons títulos, isso ajuda nas pesquisas do google e também lhe ajuda a saber do que cada post seu se trata...

2. Aqui você digita o conteúdo da postagem, não tem grande mistério, é como usar o Word.

3. Barra de formatação, assim como o Word, o Blogger tem uma barra de formatação de texto, selecionando um texto e apertando em algum ícone desta barra, você irá mudar a aparência desse texto, conheça agora a função de cada botão desta barra:
Muda a fonte do texto selecionado.
Muda o tamanho do texto selecionado.
Configurações automáticas para títulos, subtítulos, títulos secundários e texto normal, ajuda sites de pesquisa a identificarem assuntos do seu post, verificando títulos.
Deixa em negrito o texto selecionado.
Deixa em itálico(letra deitadinha) o texto selecionado.
Deixa sublinhado o texto selecionado.
Deixa riscado no meio o texto selecionado.
Altera a cor do texto selecionado.
Muda o fundo do texto selecionado.(efeito marca texto)
Se o texto selecionado já for um link o torna clicável, se ainda não for pede para digitar um link. Com ele você pode criar links do tipo Clique aqui.
Abre o gerenciador de imagens, nele você pode carregar imagens pra usar em seu blog ou usar as existentes do seu blog ou de seu álbum Picasa.
Abre o gerenciador de vídeos, nele você pode carregar um vídeo do seu computador, escolher um vídeo do seu blog, ou ainda escolher um vídeo do youtube.
Sabe quando um site não tem a postagem completa, começa e depois tem a opção "Ler mais", pois bem, apertando aqui você divide o documento e o que tiver depois do traço só aparecerá depois de clicar em ler mais...
Muda o alinhamento do texto selecionado. Para alinha o texto à esquerda, à direita, centralizado, justificado.
Inicia uma lista numerada, quando você pula linha ela coloca o número sequente.
Mesma coisa que o item anterior, mas aqui é colocado bolinhas.
Dá um recuo no texto selecionado, marcando-o como citação.
Remove toda formatação do texto selecionado. Útil quando copiamos textos de outros sites.
Ativando o verificador ortográfico as palavras erradas serão destacadas.
4. Marcadores servem como etiquetas, sabe quando você faz um arquivo cheio de pasta e cria uma forma de separar as pastas usando etiquetas? Pois bem, aqui é o mesmo esquema, só que além de ajudar você a achar os post (por estar classificando eles), isso ajudará o google e outros sites de pesquisa também. Tente usar marcadores com uma ou no máximo duas palavras, separe-os por vírgula.

5. Programar serve para você programar um post, assim como você programa um despertador pra tocar em determinado horário, você pode programar sua postagem para aparecer em determinado horário. PS: Se você não tiver acertado o horário do seu blog em configurações, ele não estará no horário do Brasil, para acertar acesse Configurações no menu da esquerda, na segunda print...

6. Link permanente é o link da sua postagem, depois de inserir o título da postagem e salvá-la pela primeira vez, o próprio Blogger gera um link, que pode ser visto clicando no item 6, através desse link o visitante poderá visualizar apenas este post. Se você não estiver satisfeito com o link gerado automaticamente, você pode personalizar(criar um link próprio). Links enxutos(poucas palavras) e com itens de junção entre palavras como: "-" e "_" são bem vistos pelo google.

7. A importância da descrição da pesquisa é quase a mesma que a dos Marcadores, a diferença é que esta serve apenas para os sites de pesquisa identificarem do que seu post se trata, ao contrário dos marcadores que tem uma ou duas palavras, aqui você pode usar até 3 ou 4, ou então fazer um resumo de até 120 caracteres(se não me engano o limite é este) do que se trata o seu post.

8. Podemos chamar isso de menu de postagem, conheça a função de cada item.
  • Publicar: Vai mandar seu post para o ar, ou se ele estiver programado, vai "ligar" o relógio.
  • Salvar: Salva o post, para que você possa fechar e continuar escrevendo outra hora, mas você não precisa se preocupar em apertar ali toda hora pra não perder o que digita, porque o blog salva automaticamente de tempos em tempos, enquanto você digita.
  • Visualizar: Serve para você ver o resultado na prática do seu post, porque o que você vê aqui na janela de edição de post é diferente do que pode aparecer no seu blog.
  • Fechar: Encerra a edição do post atual e volta para a página de postagens recentes...

Pronto

No fim da postagem temos algo +/- assim:
Aí é só apertar em publicar e pronto! Simples né? Só ficou um pouco grande porque quis explicar cada ícone...rs Espero que vocês tenham entendido e que consigam fazer seus posts agora... ^^
Valeu! =D

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