Dor de garganta - O quê fazer?

E ai gente, bom, pra quem ainda não sabe, a coisa que eu mais odeio quando acontece é ter dor de garganta...rs Pior é que isso acontece comigo com uma certa frequência, agora mesmo já senti uma dorzinha depois de chupar sorvete, espero que ela não volte...rs
Eu não gosto de ter dor de garganta, porque não consigo comer, não consigo beber, não consigo cantar, tenho ânsias, e ainda sempre fico doente quando isso acontece, geralmente é meu primeiro sintoma...
De algum tempo pra cá, comecei a usar pastilhas pra anestesiar a dor e às vezes resolve, consigo comer e sarar mais rápido, por isso as receitas caseiras podem te ajudar também, já que como você verá abaixo, ingerir líquidos é importante, mas com a garganta doendo até isso é difícil, eu sei...

As dicas abaixo foram retiradas desse endereço: http://pt.wikihow.com/Se-Livrar-de-uma-Dor-de-Garganta-Rapidamente

Se ele não estiver fora do ar, acesse e confira as dicas pelo link, afinal deve ter dado um bom trabalho achar tanta coisa... Porém se o link não estiver funcionando, segue abaixo uma cópia do artigo...

1. Faça um gargarejo para ajudar a reduzir o inchaço e aliviar o desconforto.

Misture 1 colher de chá de sal em 250ml de água morna. Faça o gargarejo com a sua cabeça inclinada ligeiramente para trás para que o líquido atinja a parte de trás de sua garganta, e, em seguida, cuspa a água. Repita a cada 60 minutos.
  • Opcional: adicione 1 colher de chá de suco de limão à água com sal.

2. Chupe pastilhas para a garganta.

Muitas pastilhas de ervas que você pode comprar sem receita médica contêm analgésicos como limão ou mel.
  • Algumas pastilhas para a garganta, como Strepsils ou Benalet, são seguras e eficazes e contêm substâncias ativas (anestésico local) que entorpecem a garganta, aliviando a dor.
  • Tente não consumir pastilhas com anestésicos por mais de três dias, pois os anestésicos podem encobrir uma infecção bacteriana grave, como o estreptococo (inflamação de garganta), que necessita de intervenção médica.

3. Use sprays para garganta para aliviar a dor. 

Assim como pastilhas, os sprays como Flogoral, ajudam a aliviar a dor, anestesiando a parede da garganta. Siga as instruções do rótulo para a dosagem adequada e consulte um médico ou farmacêutico para obter informações sobre o uso com outros medicamentos e/ou recursos.

4. Alivie a dor com uma compressa quente.

Você pode aliviar o interior da sua garganta com chá quente, pastilhas e sprays para garganta, mas como lidar com a dor do lado de fora? Enrole uma compressa quente no seu pescoço. Pode ser uma almofada de aquecimento, uma bolsa de água quente ou um pano quente e úmido.

5. Faça uma compressa de chá de camomila.

Faça um bule de chá de camomila (ou coloque 1 colher de chá de flores de camomila secas em 1-2 xícaras de água fervente e deixe em infusão). Quando a infusão estiver morna o suficiente para ser manuseada, embeba uma toalha limpa no chá, torça-a e aplique na área do pescoço, repetindo, se necessário.

6. Faça um emplastro com sal e água.

Misture 2 xícaras de sal grosso com 5 a 6 colheres de sopa de água morna para criar uma mistura úmida (não molhada). Coloque o sal no centro de um pano de prato limpo. Role a toalha ao longo do lado mais comprido e enrole a toalha em volta do pescoço. Cubra o emplastro com outra toalha seca. Deixe por quanto tempo quiser.

7. Use umidificadores ou tratamentos de vapor. 

O vapor quente ou frio que sai de um umidificador pode ajudar a aliviar a sua garganta; tenha cuidado, porém, para não deixar o seu quarto desconfortavelmente frio ou úmido.
  • Use um tratamento de vapor com água morna e um pano de prato. Leve 2-3 xícaras de água ao fogo e retire assim que começar a ferver. (Opcional: adicione camomila, gengibre ou chá de limão na água.) Deixe esfriar por cerca de 5 minutos. Coloque a sua mão sobre o vapor da água para testar se não está muito quente. Despeje a água em uma tigela grande, cubra a cabeça com uma toalha e incline o rosto sobre o vapor saindo da tigela. Respire profundamente pelo nariz e pela boca por 5-10 minutos. Repita conforme necessário.

8. Tome paracetamol ou ibuprofeno. 

Para aliviar da dor, não há problema em tomar paracetamol e ibuprofeno, mas evite dar aspirina a crianças com menos de 2 anos, pois o seu uso tem sido associado a uma doença grave chamada síndrome de Reye[1]. Siga corretamente as instruções de dosagem encontradas nas bulas dos remédios.

9. Descanse bastante.

Tente dormir durante o dia, se possível, e manter o seu horário normal de sono durante a noite. Procure dormir mais do que habitualmente, cerca de 11-13 horas, enquanto os sintomas persistirem.

10. Lave ou higienize as mãos com frequência.

Não é nenhum segredo que as nossas mãos são propagadores de bactérias: nós tocamos nosso rosto e outros objetos, aumentando a probabilidade de propagação de bactérias. Lave as mãos com frequência se você tiver uma inflamação de garganta ou resfriado, a fim de evitar ao máximo a transmissão de bactérias.

11. Consuma bastante líquido, especialmente água.

A água pode ajudar a afinar as secreções na garganta, e os líquidos quentes ajudam a acalmar a irritação. Hidratar o seu corpo ajudará a combater infecções e a limpar a garganta rapidamente.
  • Tente beber 3 litros (13 copos) de água por dia, para os homens, e 2.2 litros (9 copos) de água por dia para as mulheres.
  • Se você tem um resfriado ou sinais de desidratação, evite beber café em excesso. Acima de 5 xícaras por dia, o café se torna um diurético, ou seja, desidrata o corpo. Mas estudos recentes sugerem que o consumo normal de café não inibe a capacidade do corpo de reter líquidos; você pode beber até 5 xícaras de café sem se preocupar com a desidratação.
  • Beber bebidas esportivas ricas em eletrólitos, como Gatorade, ajudará o seu corpo a repor os sais, açúcares e outros minerais necessários para combater a dor de garganta.

12. Tome banho todas as manhãs e todas as noites.

Crie bastante vapor ao tomar banho. Isso vai ajudar a limpar o seu corpo, fornecer uma diversão relaxante, e permitir que o vapor tenha a chance de aliviar a dor.

13. Tome vitamina C.

Ela atua como um antioxidante, protegendo as células contra os danos causados por radicais livres. Os radicais livres são compostos formados quando nossos corpos convertem os alimentos que ingerimos em energia. A evidência científica sobre os benefícios da vitamina C para a dor de garganta é controversa, mas tomá-la certamente não irá prejudicar.
  • Outros alimentos ricos em antioxidantes incluem: chá verde, amora, feijão (feijão verde, feijão vermelho e feijão preto), alcachofras, ameixas, maçãs e nozes, dentre outros.

14. Evite alimentos lácteos, como leite, manteiga e sorvete. 

Em algumas pessoas, produtos lácteos aumentam a produção de muco.

15. Evite alimentos excessivamente açucarados, como pudim ou bolo, enquanto a garganta estiver doendo.

Alimentos açucarados podem irritá-la ainda mais. Picolés, de preferência sem açúcar, são aceitáveis, pois eles podem ajudar a aliviar a dor.

16. Fique longe de alimentos frios e bebidas geladas.

Não deixe a sensação refrescante das bebidas enganá-lo(a): você deseja manter a temperatura do seu corpo. Tente beber água morna, mesmo que o sabor não seja lá essas coisas.

17. Se a dor durar mais de três dias, consulte um médico.

É melhor prevenir do que remediar. O médico pode examinar a garganta, discutir os seus sintomas e realizar testes que, esperançosamente, irão levá-lo(a) a uma recuperação rápida.

18. Verifique se há sinais de infecções.

Talvez a dor seja causada apenas por uma irritação. Há, no entanto, uma chance de que seja causada por estreptococos (bactérias)[2] ou outra infecção potencialmente perigosa. Esteja atento(a) a estes sinais de infecções:
  • Dor grave e súbita, sem os habituais sinais de resfriado comum (tosse, espirros, corrimento nasal, etc).
  • Febre acima de 38,5°C. Febres mais baixas sugerem uma possível infecção viral, e não de estreptococos.
  • Inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço.
  • Manchas brancas ou amarelas na garganta e amígdalas.
  • Garganta com coloração vermelha brilhante ou com manchas vermelhas escuras na parte posterior do céu da boca, perto da garganta.
  • Manchas vermelhas na área do pescoço ou em outras partes do corpo.

19. Verifique se há sinais de mononucleose (também conhecida como mono ou doença do beijo).

Esta doença é causada pelo vírus Epstein-Barr, e é geralmente mais comum em adolescentes e adultos jovens, já que a maioria dos adultos é imune ao vírus. Os sintomas de mono incluem:
  • Febre alta, entre 38,5°C e 40°C, com calafrios contínuos.
  • Dor de garganta, com manchas brancas nas amígdalas.
  • Amígdalas inchadas e gânglios linfáticos por todo o corpo.
  • Fadiga, dor de cabeça e falta de energia.
  • Dor no lado superior esquerdo do abdômen, perto do baço. Em caso de dores na área do baço, procure um médico imediatamente, pois isso pode significar que o seu baço tenha rompido.

Outras dicas:

  • Tome 2-3 Ibuprofeno a cada 4-6 horas.
  • Verifique a sua temperatura a cada 24 horas. Se em algum momento ela atingir mais de 38.5°C, procure um médico, pois isso pode ser sinal de infecção viral ou bacteriana, como o mono.
  • Lave as mãos com frequência.
  • Se a sua garganta não apresentar nenhuma melhora após 2-3 dias, é bom consultar um médico para que ele possa fazer um exame.
  • Use um lenço quente em volta do pescoço quando sair ao ar livre.
  • Evite beber refrigerante e outras bebidas e comidas com alto teor de açúcar.

Por hoje é isso galerinha, eu sei que nem estamos numa época que as dores de garganta atacam, mas mesmo assim, achei importante postar, porque comecei a sentir na minha...rs E também o post ficará acessível no inverno pra quem precisar e procurar né...hehe
Espero que tenha ajudado você, caso esteja com dor de garganta... E lembre-se de não fazer nada que você ache que vá deixar sua dor pior, mesmo que esteja nessa lista, afinal você saberá melhor que qualquer um, oque melhora ou piora sua dor...
Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê