Como começar a tirar músicas de ouvido no violão

Oi gente, tudo bem com vocês? Coloquei o vídeo antes de tudo, mas aconselho vocês lerem o que escrevi abaixo antes de assistir...rs ^^

Bom gente, o assunto de hoje é bem complexo e poderia ser falado durante um bom tempo, mas como eu ainda estou na correria não vou poder abordar com tanta profundidade. Na verdade nem seria essa minha intenção, já que aprendi sozinho e toco só a 5 anos +/-, acho que não sou o mais indicado a ensinar como tirar músicas de ouvido...rs

Mas enfim, primeiro vamos a função... Tirar músicas de ouvido é bom, pra quando você está em uma festa, e te pedem pra tocar uma música que você conhece, mas você não sabe a cifra... Dependendo da dificuldade, você acaba conseguindo improvisar alguma base e cantar em cima. Basicamente tirar de ouvido serve pra isso.(Hoje em dia isso não é mais tão valorizado, com a popularização dos sites de cifras e da internet em celulares que permitem a gente acessar esse banco de dados de qualquer lugar...)

Mesmo assim é interessante desenvolver isso, porque depois você poderá tirar músicas mais complexas, como no caso de músicas instrumentais(que nem sempre têm tablaturas pra certos arranjos), além disso, te ajudará na hora de compor suas próprias músicas, já que a melodia estará dentro da sua cabeça, e você precisará executá-la, pra isso você precisará saber tirar de ouvido...

Pra melhor aproveitamento do vídeo, aconselho que você tenha conhecimento sobre acordes, eu já falei sobre isso algumas vezes aqui no blog, inclusive com uma "técnica" que é boa pra quem é forte(porque pestana dói um pouco pra fazer no começo), mas tem pouca memória...rs http://comofazercerto.blogspot.com.br/2012/11/como-lembrar-acordes.html

Também tenho esse vídeo que mostro como o power chord também dá resultados legais, pode ser um opção caso você tenha que improvisar uma música não tão "melódica", não sei se a palavra correta seria essa, mas enfim, com o tempo você entenderá o que combina ou não com power chord...

Voltando um pouco a falar dos sites de cifras, não deixem de aprender novas músicas por eles, sempre que aprenderem uma, tentem aprender outras, de preferências com acordes e sequências de acordes diferentes, isso irá ajudar a treinar seu ouvido, a perceber a diferença entre os acordes, como por exemplo, que o um acorde à sétima, geralmente é preparação pra alguma outro acorde ou pro refrão da música... Enfim... Não deixem de treinar, seja vendo cifras, seja tentando descobrir o instrumento sozinho...

Por hoje é isso gente, espero ter ajudado um pouco vocês, como eu falei, isso é complicado, e eu ainda acho que isso é o tipo de coisa que você pega com o tempo, almenos comigo foi assim, hoje em dia consigo acompanhar muitas músicas, mas não consigo dizer pra vocês à partir de que momento eu comecei a fazer isso, foi uma evolução muito natural e imperceptível até pra mim... Tenham paciência, e continuem os estudos, sempre aprendendo coisas novas, que vocês também conseguirão bons resultados... ^^

Valeu! =D

Ah é, e o Brasil já ganhou a primeira! Uhull! Vamo que vamo! #copa2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê