Autorama "caseiro" com papel alumínio


Oi gente, tudo bem com vocês?
Bom, hoje o projeto é meu...rs Não digo que é totalmente porque eu vi essa ideia de usar papel alumínio como trilho de pista de autorama num vídeo gringo, inclusive vou postar ele aqui no final do post...
A vantagem de fazer a pista com papelão é você poder fazer a pista que quiser, vi na internet que muita gente faz a pista de papelão pra brincar, e comprar uma fita de cobre pra fazer o trilho, essa fita é melhor que o papel alumínio, porém é cara e acho que é difícil de achar, como minha ideia é fazer algo acessível, achei melhor usar o papel alumínio mesmo...
Eu colei o papel alumínio na pista usando fita crepe(que é minha paixão e eu uso pra tudo...rs), mas você também pode usar outras coisas, no vídeo original é usado grampeador, mas eu não quis usar porque achei que ia atrapalhar o carrinho a rodar, em contra partida pode ser bom porque prende bem o papel, se quiser testar, boa sorte...rsrs
Se eu tivesse um carrinho de autorama, era só colocar na pista e pegar uma fonte de energia pra ligar o carrinho, como eu não tinha, recorri ao meu antigo e amado lego...rsrs
Eu testei diversos modelos de carrinho, inspirados nos slotcars, comecei tentando fazer inline, que o motor fica no meio do carrinho, mas não consegui achar uma engrenagem adequada pra fazer assim, daí eu fiz sidewinder mesmo, deu certo, achei as engrenagens que combinavam, mas aconteceu um problema, o carro tinha muita potência e saia na curva, ai adicionei mais duas engrenagens para reduzir a velocidade, mas daí ele não tinha tração pra fazer a curva... Depois de muitos testes cheguei ao modelo do vídeo, que com 1 motor gira as 4 rodas, assim quando a roda de trás não dá conta de movimentar o carro as da frente ajudam... É bom fazer assim também porque a pista de papelão não é muito plana, então tração é interessante...
Na ponta do carrinho eu coloquei um guia bem grande, eu comecei colocando apenas o pino, mas o carro às vezes levantava o pino, tentei de tudo, mas o pino seguia levantando, e sem pino o carro saia da pista na hora da curva... Quando o pino não subia durante as curvas as vezes o carro empacava, daí eu coloquei um outro acessório na ponta do pino, ficava como se fossem 3 pinos na ponta, melhorou, mas aí quando fui refazer o carro pela última vez, fiquei com preguiça de de montar esse esquema de 3 pinos da ponta, peguei uma hélice que eu tinha, coloquei e ficou perfeito...kkkk
Acredito que possa ser feito um carrinho bem menor do que eu fiz, usando outros materiais, e um motor normal de carrinho, porém eu não tenho engrenagens normais, só de lego, por isso fiz de lego...rsrs
O meu motor de lego é de 9 volts, e eu usei uma fonte de alimentação de modem de 7.5, antes disso eu estava ligando com o cabo usb de 5 volts, quando liguei 7.5 senti muita diferença na velocidade, então se você conseguir achar uma fonte e/ou um motor maior, talvez seja interessante fazer um controle de velocidade com potenciômetro, daí você poderá acelerar nas retas e diminuir a velocidade nas curvas...
Eu preferi optar por fazer em velocidade fixa mesmo, essa pistolinha que eu fiz(de lego também) é só para ativar e desativar o sistema, poderia ser feito de outras formas, é só procurar "como fazer um interruptor de energia" que você descobrirá outras formas de se fazer... ^^

Antes de terminar o post não poderia deixar de falar que outra coisa que me animou muito nesse projeto foi a possibilidade de colocar um carrinho de lego pra rodar sem precisar do fio...rsrs Como eu não tenho o lego novo que funciona sem fio, essa foi a melhor forma que eu encontrei pra fazer isso...rsrs Colocá-lo em uma pista e fazer essa pista dar energia para ele, se você também tem esse tipo de lego e quiser fazer um robozinho por exemplo, pode apelar pra essa opção, fazer uma base energizada pra ele...rsrs ^^

Bom, por hoje foi isso, espero que vocês tenham achado minha ideia legal, já vi muita gente falando sobre a capacidade de transmitir energia que o papel alumínio tem, usando-o em controles e diversos projetos, porém em autorama eu só achei vídeos em um canal, então acho que muita gente ainda não teve essa sacada...rsrs
Fiquem aí com o vídeo que me instigou a fazer essa pista de papelão... ^^
Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê