Probleminhas matemáticos com porcentagem... rs

Oi gente, tudo bem com vocês?
Resolvi postar um probleminha envolvendo porcentagem hoje...rs
Muita gente acha que porcentagem é fácil, o problema é que porcentagem faz muita pegadinha se você não prestar atenção...rsrs'
O primeiro exemplo desse vídeo é perfeito pra demonstrar como a desatenção pode te fazer errar bobeira...
Tipo, em questões de múltipla escolha, quase sempre eu testo todas as repostas antes de escolher...rsrs
Você só erra esse problema se você não fizer a conferência depois da "solução"... E muita gente erra em matemática por isso, acha que matemática é simplesmente aplicar uma fórmula... Não é bem assim, matemática começa pela lógica, e geralmente essa lógica é mais importante que as fórmulas, que às vezes até são substituíveis pela lógica...
Quer ver como a lógica poderia resolver esse problema de um outro jeito?
Bom, se com 100 pessoas na sala, cada homem vale 1%, com 50 pessoas na sala, cada homem valeria 2%, 2x49=98, assim chegamos a conclusão que cada um da sala com 50 pessoas vale 2%, e que pra ter 98% de homens na sala, a sala tem que ficar com 49 homens e 1 mulher...
O segundo problema desse vídeo eu acho melhor não comentar porque não tem solução...rsrs'

Esse outro vídeo mostrando o 100% elevado ao quadrado também foi bem engraçado pra mim...rsrs
É claro que eu não caí nessa pegadinha, mas tenho certeza que muita gente cairia... Quem sabe isso até não vire questão em alguma prova por aí... Porque essa questão é muito boa pra saber se o aluno realmente sabe o que significa porcento ou se ele só sabe aplicar fórmulas pra descobrir valores das porcentagens...rs

O segundo probleminha é legal pra pensar fora da caixa...rsrs Confesso que esse eu não consegui descobrir sozinho...rsrs Mas na hora que ele falou sobre potência eu logo pensei no 22²... E errei de novo...kkkkkkkkkkk Isso é legal pra mostrar que 2²² não é igual a 22², é beeeeeeeeem diferente, e eu acho que é com essas pegadinhas e fazendo a gente pagar uns micos respondendo errado que a gente acaba aprendendo pra não passar vergonha mais...rsrs
E sobre a gente acabar não pensando em usar a potência é porque esse artifício a gente quase nunca utiliza em nosso dia a dia, se pudesse somar por exemplo logo pensaríamos nisso... Já a potencialização  a gente aprende muito depois na escola, já entra na nossa vida como sendo pra ser difícil...rsrs Por isso que nosso cérebro fica com preguiça de usar ela depois, porque ele acha difícil...kkk

Mas enfim... Viajei demais agora...kkk É o sono, fiz 3 posts seguidos porque talvez vou viajar...rsrs

Bom gente, por hoje foi isso, espero que vocês tenham gostado dos vídeos de hoje e que tenham aprendido coisas legais...

Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê