Como enriquecer: Investindo melhor

Oi gente, tudo bem com vocês?
Bom pessoal, há algum tempo, pra ser mais exato 3 meses, comecei a pesquisar sobre o tema investimentos... É claro que estando estudando o assunto há tão pouco tempo, não dá pra se tornar um expert, rs, mas acredito que por ser mais leigo, talvez eu traga alguma sugestão de leigo para leigo que fique mais clara do que quando pedimos sugestões muito profissionais, é como quando consultamos um advogado e ele fala termos que não conhecemos, às vezes isso mais atrapalha do que ajuda né...rsrs
Vamos começar então...

Gerente do banco, seu pior inimigo...

Infelizmente a verdade é essa, quando estamos devendo ela fica mais escancarada...rs Mas quando estamos cheio de dinheiro eles também podem ser bem maus... Como? Bom, bancos geralmente não oferecem boas opções de investimento, os mais comuns são poupança, previdência privada e CDB.
O problema na verdade não são os investimentos em si, mas sim as taxas oferecidas, as taxas de rentabilidade são mais baixas e as de administração são mais altas, com isso você ganha menos, e por pagar mais, ganha menos ainda...rs Pode chegar à um ponto de que um investimento como CDB perca em rendimento pra poupança(eu acho...rs), pois na poupança não tem essas taxas...
  • Então a primeira dica é, não peça ajuda ao seu gerente para investir seu dinheiro...

Não se pode ter tudo


Bom, você já entendeu que seu gerente não é bonzinho né?rs
O que você precisa entender agora é que não existe investimento perfeito, ou seja, que renda muito dinheiro, sem risco e que você possa sacar tudo à qualquer momento...rs
Antes de explicar o porque da imagem acima, temos que explicar o que cada ponto dela significa...

  • Retorno: refere-se a quanto seu dinheiro pode render...
  • Liquidez: é o tempo que você precisa deixar seu dinheiro parado, sem poder tirar, movimentar...
  • Risco: o risco de não ter lucro ou até mesmo ter prejuízo naquele investimento...
Entendido o que cada ponto do triângulo significa, já posso dizer que quando você faz um investimento você está escolhendo dois lados do triângulo e abrindo mão do terceiro...
Veja abaixo algumas hipóteses e exemplos:
  • Retorno + baixo risco (perde liquidez): Esses investimentos geralmente exigem que você deixe o dinheiro investido por um tempo determinado, e durante esse prazo você não pode sacá-lo. Basicamente, quanto mais tempo você conseguir deixar seu dinheiro parado, maiores serão as taxas de retorno que você conseguirá. Exemplos são: CDB, LC
  • Liquidez + baixo risco (perde retorno): Esses investimentos são os investimentos para emergência, chamamos assim, pois são investimentos que podemos resgatar em caso de emergências, como quando precisamos de remédios e consultas caras com médicos, por exemplo... Exemplos são: Tesouro direto, CDB e Fundos de investimento
  • Retorno + liquidez (aumenta risco): Quem já jogou jogo de estratégia sabe, grandes riscos geralmente trazem grandes recompensas, aqui não é diferente... Se você quiser ter um retorno como os acima, porém com liquidez, você terá que arriscar-se a perder dinheiro. Um bom exemplo pra esse tipo de investimento é a bolsa de valores, onde você pode ter altos lucros, mas também altas perdas... Não recomendo esse tipo de investimento para quem está começando, eu mesmo ainda não tive coragem de mexer nisso... 

O plano de investimentos

Quando falamos de investimentos, geralmente falamos em fazer um plano de investimentos, isso porque dificilmente vamos investir todo nosso dinheiro em um só lugar... Talvez no começo até precisaremos fazer isso, mas depois será interessante diversificar e daí tendo um plano tudo ficará mais fácil depois...
Pra criar um plano você precisará entender algo que já começou a ser explicado no tópico anterior, que são os tipo de investimentos que existem:

Investimento de curto prazo (o primeiro passo)

Com liquidez de até 3 dias, isso significa que caso você decida sacar um dinheiro terá que esperar no máximo 3 dias pra ele entrar na sua conta, esse é o tal investimento de emergência que eu falei no tópico anterior... O interessante é que você tenha um valor suficiente para você ficar sem trabalhar por cerca de 6 meses mantendo sua condição de vida atual, sendo assim, se você ganha 5 mil, teria que ter 30 mil nesse tipo de investimento... À partir daí você pode começar a investir em investimentos mais longos para conseguir melhores rentabilidades...

Se você vai começar a juntar dinheiro agora, não tem uma grande quantia para entrar direto em um Fundo de investimento(que tem valores mínimos altos e às vezes não tem retornos tão grandes), o recomendado é iniciar investindo pelo Tesouro Selic

Um pouco mais sobre o Tesouro Selic

Você provavelmente já ouviu falar da taxa Selic nos jornais da tv. Então, basicamente os juros sobem ou caem baseados nessa taxa. Sendo assim, ao investir seu dinheiro nessa modalidade do tesouro você estará garantindo que seu dinheiro irá se valorizar conforme à taxa de juros, impedindo com que você sinta o tal efeito falso aumento, que é quando nosso salário aumenta, mas os produtos aumentam mais ainda e nosso poder aquisitivo cai. Investindo no tesouro seu poder aquisitivo aumentará ou no mínimo se manterá. Em questões de rendimento, ele sempre vai ser melhor que a poupança. Porém, se você gostar de ficar movimentando o dinheiro investido, no tesouro você perderá mais que na poupança...

Investimentos de médio prazo

São investimentos pra quem não tem paciência pra deixar o dinheiro em investimentos mais longos...rs Também são investimentos bons pra quem planeja viagens de férias ou comprar coisas caras, mas nem tanto(tipo carros e casas, pra esses são melhores os de longo prazo)...rs
Os investimentos de médio prazo duram até 6 meses, há uma grande variedade nesse tipo de investimento, e você precisará comparar pra ver qual compensa mais pra você.
Eu gosto bastante de LCI e LCA, pois neles vocês não pagam imposto de renda, o que acaba comendo parte dos lucros de CDB e LC. Porém, antes de ir pegando qualquer LCI e LCA, é preciso comparar se não há um CDB ou LC, que mesmo pagando imposto, não rende mais que o LCI ou LCA que você pretende investir... Para isso eu faço uma conta simples, pego o valor do CDI do CDB, digamos que é 94%, desses 94% eu retiro 22,5% referente ao imposto, ficando assim (94-22.5%), esse meu exemplo deu 72.83, isso quer dizer que para o LCI compensar ele tem que estar rendendo mais que 72,83% do CDI... Você geralmente tem que fazer essa conta em CDB com 6 meses, inferior a isto dificilmente uma LCI ou LCA terá rendimento menor que CDB, de qualquer forma, não custa conferir...rs

Investimento de longo prazo

Acho que esse é o mais fácil de se explicar...rsrs
Nele é só você ter um dinheiro legal pra colocar, pegar uma taxa de juros foda, e esquecer do dinheiro...rsrs
O interessante é que hoje em dia você nem precisa ter uma quantia muito grande às vezes, só de você estar disposto a investir por muito tempo você já consegue uma boa taxa...
Nesses investimentos de longo prazo é muito importante você conseguir boas taxas, minha recomendação é só pegarem quando for 120% do CDI ou muito próximo disso...
Geralmente os investimentos com boas taxas são os CDB e LC.

Já entendi como investir, e agora, como eu faço?

Bom, você já começou a entender um pouco como as coisas funcionam né...rs
Mas eu ainda não falei como faz pra você fazer nenhum desses investimentos né?
Agora é que vem o pulo do gato... Existe uma coisa chamada corretora de valores, é através delas que você é capaz de investir no tesouro direto e bolsa de valores por exemplo. Não sei porque isso é tão pouco divulgado, pra vocês terem ideia, tenho amiga que já trabalhou em corretora(de seguros se não me engano), mas que não sabia que existia corretora de valores... Pra ser sincero eu também não conhecia... Não sei é porque eu comecei a pesquisar sobre o assunto ou se é porque agora ela tá divulgando mesmo, o ponto é que agora até que a Easynvest tá aparecendo bastante em propagandas no meu youtube, espero que esteja aparecendo pra outras pessoas também, assim todo mundo tem oportunidade de investir... rs
Mas enfim... Eu vou indicar pra vocês o site da easyvest mesmo, que é aonde eu comecei a investir e estou bem satisfeito... O site é: https://www.easynvest.com.br/

Não me lembro muito bem como foi a criação do cadastro, acho que demorou um pouco, e depois demorou um pouco mais porque deixei de dar algumas informações, como valor que eu tinha investido e dai depois pra corrigir foi 1 dia...rs Depois também tive que pedir por email para eles me liberarem pra investir no tesouro... Então já fica a dica, se vocês forem investir no tesouro, assim que conseguirem terminar o cadastro de vocês, logarem certinho lá no site, já pede pra te liberarem no tesouro... 

Bom, depois de você ter criado sua conta na corretora você vai precisar transferir o dinheiro da sua conta do banco pra sua conta da corretora. Não vou fazer tutorial explicando exatamente o que tem que fazer porque você pode estar fazendo por outra corretora e pode ser um processo diferente... E também não vou fazer pra não ficar um post longo demais...rs Mas não é complicado de se fazer não...

Muita calma agora...

Bom, por hoje eu acho que já dei bastante informação...rs
Apesar de ter dado bastante informação, fiz esse post com um pouco de sono, posso ter esquecido de algo importante...rs Minha recomendação pra vocês é pesquisarem por vídeos no youtube sobre as dúvidas que vocês tiveram durante meu texto, vídeos quase sempre são mais esclarecedores do que longos textos como o que fiz hoje, só não fiz em vídeo porque fiquei com medo de ficar longo e porque eu acho que explico melhor as coisas complicadas através de texto...rs

Enquanto tiver dúvidas não invista!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo, assim eu poderei saná-la e já melhorarei este post, que como falei fiz com sono, o assunto é extenso, então provavelmente esqueci de falar algo que pode ser o que vai fazer você ficar com raiva de mim...rs
Se quiser investir mesmo, pesquise bastante, com a internet aí pra auxiliar, não tem como dar errado, só se você não pesquisar mesmo...rs

Por hoje foi isso gente, espero ter ajudado um pouco vocês, e quem sabe, dependendo da repercusão do post de hoje isso pode virar um post semanal, com algumas sugestões e opiniões minhas... Comentem aí embaixo se vocês acham que devo continuar falando sobre isso ou não aqui no blog... ^^

Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê