Tripé caseiro regulável, retrátil com cabeça móvel (feito com PVC)

E aí pessoal, tudo bem com vocês?
Bom pessoal, hoje o post vai ser meio grande...rsrs
Como são três vídeos pra ensinar uma coisa só, eu resolvi ir comentando cada vídeo separadamente, pra não ficar um post com muito vídeo junto e depois muito texto junto também...rsrs
Começaremos falando da primeira parte do vídeo... ^^

Antes de mais nada quero destacar que achei a ideia desse tripé bem legal, ele tentou fazer algo bem profissional mesmo, apesar de que você consegue um tripé por menos de 100 reais que faz tudo isso e mais um pouco, então não sei se vale à pena esse trabalho todo...rs

Pra não falar que sempre vai valer à pena pagar mais caro, podemos dizer que esse tripé pode ser feito maior se você quiser, e você também pode fazer outras alterações para que o tripé caseiro faça coisas que esse tripé de 100 reais não faz...rs Nesse caso pode compensar... Também pode ser um projeto legal pra apresentar na escola, não sei se é um projeto de ciências, mas enfim, pode ser eu acho, se ponte de macarrão é projeto, porque isso não seria?rs'

Nessa primeira parte do vídeo é mostrado os materiais que serão usados pra fazer o tripé, eu não acho que seja tão importante comprar exatamente tudo isso, é melhor você ir vendo o vídeo e ir anotando o que você acha que vai precisar, porque durante o vídeo o menino acaba falando que dá pra fazer algumas coisas de duas formas, por exemplo, substituir rebites por parafusos, abraçaceira de aço por algumas feitas de pvc, entre outras coisas...

Bom, sobre a montagem nessa primeira parte do vídeo, quero destacar que ele não deu muita prioridade em dividir o cano central em três pra colocar as pernas nos lugares bem certinhos, se você for ver o vídeo final vai ver que uma perna fica um pouco mais aberta que a outra, e pode ser por esse motivo. Então, como falei antes, assista todo o vídeo, várias vezes se for preciso, e use esse vídeo como ideia pra criar o seu projeto, copiando umas partes e modificando outras...rs

Continuando né...rs
Nessa segunda parte do video o garoto mostra como fazer a "estrela" que estabiliza o tripé...
Na verdade essa estrela é um limitador de abertura das pernas do tripé, se você for descobrir mais sobre tripés, vai ver que os melhores tripés não tem isso na verdade, pra poderem abrir bem, e principalmente, abrirem as pernas de forma independente...
Mas apesar de ser um projeto de tripé profissional, é um tripé de pvc, por ser leve, não daria pra ser esse tipo de estrutura sem estrela, então ele mandou super bem fazendo essa estrela aí pra por no meio do tripé, inclusive, bem engenhoso o sistema que ele desenvolveu com as abraçadeiras... rs ^^
Nessa parte eu não gostei dele ter usado abraçadeiras de nylon pra prender as abraçadeiras de pvc. Não deu pra assistir o vídeo na íntegra(pela minha falta de tempo...rs), pra ver se ele fala que pode parafusar, mas acredito que você possa parafusar sim... E novamente, divida o cano central por 3 e coloque as abraçadeiras de pvc da forma mais caprichosa possível...rs Porque não adianta as pernas estarem certas e o limitador de abertura estar errado...kkk
Pense também que essa estrela irá controlar o tamanho da abertura do seu tripé, então se quiser que ele abra mais, você pode fazer um pouco maior, se quiser que abra menos, faça um pouco menor, não acho que dê muita diferença se a estrela está armada, ou começando a se fechar, mas na dúvida, faça para que ela fique boa quando tá armada... ^^

Na parte final do vídeo, finalmente você vê o tripé funcionando! rs
Acho que ele devia ter colocado esse tripé funcionando no começo do primeiro vídeo também, tenho certeza que muita gente deixou de ver o vídeo, achando complicado, mas nem sabe como fica o tripé no final...rsrs
Nessa terceira parte do vídeo ele ensina a fazer as pernas retráteis e a cabeça móvel...
Bom, acho que pra colocar uma câmera dslr, essa cabeça móvel que ele mostrou, não aguenta se você não ficar segurando...rs Pelo menos o meu tripé que é pequeno sempre tomba para frente quando eu abaixo um pouco a câmera...rsrs Então aconselho que vocês façam alguma modificação para haver uma trava nesse eixo que inclina a câmera pra frente e pra trás... Como falei, não tive tempo pra ver o vídeo sem pular, mas pelo o que vi esse movimento de cabeça é travado apenas por uma porca, eu acho que nesse caso valia à pena ter uma trava com parafuso, tipo da perna retrátil, ou então igual "chave" pra soltar a parte do meio do tripé e deixar ele mais alto...
Sobre o movimento lateral da cabeça, acredito que possa ser feito sem problemas!
Outro ponto que eu acho que daria pra melhorar nesse projeto dele são as penas retráteis... Ele fez umas pernas que são ajustadas por parafusos e acopladas ao tripé por roscas... Acho que essas pernas deveriam ficar dentro das pernas do tripé mesmo, mas pra isso você tem que usar canos mais grossos nas pernas, para que caibam dois canos mais finos, um dentro do outro...
Na perna eu acho que a trava de parafuso é um pouco limitador, porque você  não pode abrir a perna o quanto realmente quer, tem que abrir do tamanho pré-determinado e compensar com a altura da parte do meio do tripé... Infelizmente eu não tive nenhuma outra ideia de trava possível, já que a perna realmente  tem que ficar segura, porque se for fechar sem a gente querer, é melhor ficar aberta num lugar pré-determinado mesmo...kkkk

Considerações finais

Bom gente, por hoje foi isso, fiquei bem feliz em ter conseguido achar um vídeo tão diferente pra trazer pra vocês! ^^ Gostei de ver também, o menino do vídeo mandou muito, deixou muito adulto no chinelo com a ideia e a "gambiarra" que ele fez em casa...rsrs Acho que agora ele não precisa mais, mas enfim, acho que merecia ganhar um tripé top! kkkkk Ou uma câmera top né, pra usar... hahah

Realmente esse tripé é o melhor que eu já vi no youtube, pois ele tem regulagem, e o menino se preocupou em fazer até a cabeça móvel pra parada, só pra ter ainda mais regulagem! rs
Como falei, pra câmera dslr talvez trema e/ou não aguente o peso travado por muito tempo, principalmente a cabeça móvel. Mas talvez você consiga até adaptar uma cabeça de tripé normal nele... Daí ia ficar top em...kkk Porque tem umas cabeça de tripé que é top e é mais caro que o tripé em si...kkk Só que daí se vocês forem fazer o tripé caseiro pra usar com cabeça top, não esquece de levar numa loja e testar pra ver se funciona né, porque depois que você comprar a cabeça, se não funcionar vai ficar parado...kkk

Espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje também...
Se vocês resolverem fazer o tripé, deixem nos comentários se deu certo, problemas, dificuldades, soluções, ideias, enfim, tudo que vá ajudar as outras pessoas que estão querendo fazer um desses...rsrs

Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê