Como fazer motor DC de papelão


Fala galera! Beleza?
Hoje o vídeo é pra quem gosta de saber como as coisas funcionam...rsrs

Você já sabe como um "motor eletromagnético padrão" funciona?
Talvez você já tenha desmontado algum motorzinho que você tinha e nem conseguiu remontá-lo, relaxe, isso já aconteceu comigo também...rsrs

Mas basicamente o funcionamento é o seguinte... O motor consiste um esquema com imãs laterais e um eletroimã central... 

O que faz o motor girar é a retração e atração do eletroímã com os "ímãs normais" das laterais.
 
Como o próprio nome diz, o eletroímã é elétrico, ele só atrai ou repele algo quando está energizado. 

O que acontece num motor desses é que há 3 bobinas dentro dele, cada uma funciona como um pequeno imã. A primeira é ligada fazendo o motor girar, o giro por sua vez faz com a segunda ligue, nesse momento a primeira deixa de funcionar, na sequência a terceira é ligada e a segunda desligada, e depois o ciclo recomeça religando a primeira... Obviamente que é um pouco mais complexo que isso, mas eu não sei dar uma explicação mais técnica, nem acho que seria útil no momento...rs

O que é preciso saber pra ver que esse projeto realmente é possível, é isso sobre o eletroímã, ele não precisa ser de ferro pra funcionar, o que ele precisa pra funcionar é energia...

Os contatos tem que ser feitos com capricho, comecem fazendo motores maiores pra conseguir manipular melhor eles, e assim fazer tudo bem direitinho...

Vale lembrar também que o número de voltas de fio em cada bobina interfere na potência do motor, então fazendo seu próprio motor você pode fazer um mais forte ou mais fraco, dependendo da sua necessidade... Contem o número de voltas que vocês dão em cada bobina, pra ficar tudo igual e não ter problemas depois... E de preferência anotem, pra caso resolvam aumentar ou diminuir a potência, saber quantas voltas já deram, pra aumentar ou diminuir... (Acho que vocês vão ter que tirar tudo os fios e recolocar sem emenda, acho que com emenda não dá pra fazer...)

Eu faria um motor bem forte...kkk Já que é pra fazer e eu ainda não tenho nenhum forte...kkk xD Por isso postei aquele vídeo com o eixo de aço primeiro, acho que ele fica um motor mais forte, mas também tem um com palito, pra quem quiser ver, vou deixar no fim desse post... Aí vocês podem se inspirar nos dois e fazer o de vocês!

Esses motores são bem legais pra serem apresentados em feiras de ciência, você ainda pode até usá-los como gerador, assim vocês vão ter ainda mais sobre o que explicar deles...

Enfim, por hoje é isso pessoal!

Espero que vocês tenham gostado...

Até amanhã com mais vídeos...

Valeu!

Comentários

  1. Quantas voltas você deu em cada bobina e vendo o video vi que você soldou na parte da bobina teria como mandar do interior de como ficou

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê