Como fazer longa esposição de dia sem filtro ND

Oi gente, tudo bem com vocês?

Quem aí é fã das longas exposições? Acho que todo mundo que tá começando a fotografar mais sério e descobre como fazer isso fica maluco!
Algumas pessoas continuam fazendo depois disso, e outras param...

No meu caso eu parei...rsrs Porque meu estilo de foto é mais retrato e tal, e daí não se usa tanto a longa exposição...

De qualquer forma, eu gosto bastante da técnica, e agora que descobri essa outra forma de fazê-la, voltei a me animar em tentar fazer umas fotos assim...

A longa exposição consiste em deixar o sensor da máquina exposto mais tempo à luz, assim as coisas da foto ficam com um efeito de "riscado"...

A técnica de empilhamento consiste em você fazer uma sequência de fotos e depois juntar todas em uma só...

Se você for comparar, a diferença entra as duas técnicas é que na longa exposição normal sua câmera ficara com o sensor exposto durante todo o tempo que você programar, por exemplo 1 segundo...

Já no empilhamento, sua camera vai capturar em intervalos de tempo, conforme você configurar também... O ideal é que você configure sua câmera com uma velocidade condizente com a velocidade de disparo contínuo dela... Assim você conseguirá fazer disparos por 1 segundo ou mais...

Lembrando que talvez em modelos de câmera muito de entrada a velocidade de disparo é menor... Pra compensar isso você terá que fazer mais fotos, e daí o uso de tripé é indispensável pra que todas fiquem com o mesmo enquadramento...

Na dúvida, quanto mais fotos você fizer, melhor, porque no pior dos casos o que você precisará fazer é mandar menos fotos pro photoshop, daí o efeito irá diminuir...rsrs

E sobre a importância dos filtros, não, eles não servem apenas para você fazer longa exposição, então não são 100% substituíveis por essa técnica... Porém, se você estiver pensando em comprar um filtro com vários stops só pra fazer longa exposição de dia, agora você já sabe uma alternativa grátis...rsrs

Pra ser justo, tenho que postar o primeiro vídeo que me mostrou essa técnica... Só não postei só ele porque eu achei que ele usou um programa de edição que não é tão popular, e eu fiquei caçando no photoshop e só consegui fazer com esse outro tutorial... rs

Mas esse outro vídeo também é legal porque o cara explica mais porque que as fotos feitas dessa maneira também dão o efeito de longa exposição...

Bom, por hoje é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado da dica de hoje...

Boas fotos!

Valeu...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê