Web Language

Se você pediu pra alguém fazer um site pra você e tem dúvidas sobre o que significam alguns termos usados, é bom conhecê-los pra não ser enganado, ou então você está começando e seu professor ou amigo te falou sobre algo que você não intendeu, você poderá achar aqui no meu mini-dicionário.
Antes de tudo devo alertar que como eu vou fazer a lista na hora posso esquecer alguma outra definição ao que for explicar, no caso de dúvida se está sendo enganado, pergunte ao seu webdesigner/webmaster ou seja lá quem for, se ele quis dizer o que eu disse aqui ou se é outra coisa.
Caso de dúvidas podem mandar comentários que assim posso melhorar o post mais tarde...^^

Domínio: esse é um endereço comprável pelo site www.registro.br, você compra o direito de usar esse endereço porém terá que hospedá-lo em algum lugar e depois inserir o DNS desse lugar na sua conta do registro.br.

DNS: ao contratar um servidor ele lhe fornecerá seu endereço DNS, no mínimo 2, o principal e o slave, ao entrarem no seu site pelo domínio o servidor DNS será acessado e retornará o conteúdo do site.

HOST: este pode ter vários nomes, como hospedeiro, servidor, entre outros. São compostos por vários computadores interligados, que ficam encarregados por hospedar os sites, fazer e receber requisições pelos usuários.

Servidor Dedicado: é um computador que trabalhá apenas pra atender seu site, geralmente são máquinas mais potentes, podendo em alguns casos serem mais de uma também, mas quando é mais de uma geralmente vira um CLOUD.

CLOUD/Nuvem: o exemplo mais prático pra se explicar a nuvem é o 4shared, a nuvem tem como intuito você colocar seu HD na internet, podendo acessá-lo através de qualquer computador, hoje em dia estão começando a usar a nuvem pra hospedar arquivos muito grandes o então pra sites com tráfego intenso.

Banda/Taxa de Transferência/Bandwidth: é o tamanho de banda oferecida por seu servidor, quem hospeda sites geralmente impõem limites que se ultrapassados geram multas, enfim. Quando você assina um provedor de internet por exemplo, eles podem te dar um limite de uso, para os sites é a mesma coisa. Pra diminuir o uso você tem que procurar diminuir suas páginas, assim como o processamento feito pelo servidor(server-side).

Javascript: é uma linguagem que é executada pelo navegador do usuário(User-Side), com ela você pode criar novos elementos na página, bem como usá-la aliada a outras linguagens.

PHP/ASP/ASPX: são as principais linguagens utilizadas hoje em dia quando se trata de Server-Side(antes do site ser exibido, seus algoritmos são executados pelo host, após isso o host manda a página de resposta ao navegador).

AJAX: é a fusão do server-side com o user-side, isso é, após carregar a página através do server-side, interações do usuário podem gerar novas requisições ao servidor e as respostas são exibidas pelo javascript(user-side), um exemplo é o facebook, que carrega um certo número de feeds e conforme você roda ele carrega mais por ajax...

SQL, MySQL, BD, Banco de Dados: SQL é um gerenciador de banco de dados(SGBD). O MySQL é uma versão simplificada com menos funções e free. O banco de dados serve para se guardarem quaisquer tipo de dados, o principal diferencial dessa forma de se guardar dados é que o sistema de gerenciamento trata as requisições, também cria filas pra edição do BD e é possível categorizar usuários do BD, limitando seus poderes, o que não acontecia antes de se ter um SGBD, exemplo, antes cada departamento tinha seu próprio banco de dados, e quando alguém editava ninguém mais podia editar a mesma coisa podendo correr o risco de se perder o arquivo, já o SQL faz um a fila, e as alterações são feitas uma por vez, ou se puder ser feita uma de cada vez ele faz, enfim, ele administra o BD mantendo seus dados seguros.

Dado: algo frio, que por si só não consegue ser compreendido, por exemplo o número 10

Informação: somatória de dados, algo que consegue ser intendido e gera conhecimento, por exemplo hoje comi 10 paçocas.

Objeto: algo definido, com suas características e atributos próprios, exemplo Camaro Amarelo rs...

Classe: categoriza objetos, os reúne por suas características, exemplo carros, apesar de nenhum ser igual ao outro, todos tem 4 rodas, 1 volante, 1 motor, enfim, estão numa mesma classe...

String: são dados interpretados como letras, e quando somados juntam-se, exemplo, lembra de quando você separava silabas? 'ba'+'na'+'na'  (O exemplo mostra a soma das strings, repare que cada string está entre aspas, estas podem ser simples ou duplas, as aspas demonstram que é ma string).

Integer: são os números, com eles você pode fazer suas contas normalmente 1+1 = 2, veja que nesse caso não é usado aspas, isso representa que são números.

Array: é um grupo de dados, exmplo Array('laranja','maçã','pera'), lembram-se dos conjuntos em matemática? Tem algumas semelhanças com isso... As arrays podem ter arrays dentro delas Array(Array()), a array pode conter strings e integers ao mesmo tempo.

Loop: Quando é necessário repetir a mesma coisa diversas vezes mudando ou não determinada coisa usam-se os loops, eles repetem até atingirem seu objetivo. Exemplo for(i=0;i<10;i++){alert(i)}  esse exemplo em javascript ficará exibindo janelas de aviso enquanto i or menor que 10, tendo i valor inicial de 0 e ao fim de cada execução soma-se +1.

Function: Um pouco parecida com o loop, pois serve pra automatizar algum tipo de processo, por exemplo, calcular porcentagens e devolver uma array em decrescência de porcentagens... Pra não repetir o código toda vez que você precisar fazer esse processo, você cria uma função.

robots.txt: é o arquivo que os indexadores(buscadores como o Google) olham pra identificar as páginas que não devem ser adicionadas em seus índices.

.htaccess/crossdomain.xml: o .htaccess é mais completo, tem mais funcionalidades, mas o crossdomain e ele tem quase sempre a mesma útilidade, que é designar quais sites podem exibir suas páginas, suas imagens.

sitemap.xml: é um arquivo com todos os links que seu site têm, os buscadores economizam tempo ao indexar seu site, pois não têm que navegar pelo mesmo, navegam pelo sitemap... Além disso no sitemap você pode definir através de uma nota quais páginas são mais relevantes no seu site, em alguns buscadores essa informação é levada em consideração, em outros não...

ranking Alexa: nesse site você pode pesquisar através dos domínios e receber algumas estatísticas sobre o site que você procurou, é útil pra você que quer fechar uma parceria com um blog ou outro site e desconfia que as estatísticas de acesso que ele te passou são falsas, apesar de não mostrar exatamente, você pode digitar seu endereço e comparar, talvez seu site esteja melhor que o dele!


Ai gente, cansei, tem muita coisa pra falar ainda....kkkk Deixa pra outro dia, comenta aí que depois eu incluo resposta aqui...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê