Como Jogar Yu-gi-oh!

Começando...

Vamos começar pelo mais básico, depois vamos corrigindo algumas exceções, ok?
Cada jogador deve ter um baralho(main deck) com no mínimo 40 cartas e no máximo 60.
Nesse baralho não poderão haver cartas repetidas mais de 3 vezes, isso é, você pode ter até 3 monstros iguais.
Antes de montar o baralho, vou ensinar a diferença entre as cartas do jogo, isso é essencial, para que depois você possa montar um baralho competitivo e consiga cumprir as regras.
Veja abaixo os tipos de cartas que temos no jogo:

Monstro Normal:
A carta ao lado é de um monstro normal, você percebe que é um monstro normal porque ela tem a cor "amarela".
No momento estou ensinando o básico, então olhe o nível do monstro, isso é identificado pelo número de estrelas que fica em cima do desenho do monstro, nesse caso o nível do monstro é 4.
Lá no canto inferior direito você encontrará, ATK/2000 e DEF/100, isso está mostrando o ataque e a defesa que esse monstro possui.











Monstro Efeito:
Ele é a mesma coisa que o monstro normal, a diferença é que ele tem um efeito, você identifica isso pela cor "laranja" e porque embaixo da foto do monstro você vê:
tipo do monstro / EFFECT
Nesse caso o tipo do monstro é máquina.
Logo abaixo dessa informação começa a explicação do efeito do monstro. Basta ler pra entender...
Nesse caso as armadilhas não poderão ser mais ativadas e as armadilhas já ativas terão seus efeitos negados, enquanto esse monstro estiver em campo é claro...











Armadilha:
Esse tipo de carta é identificada pela cor "rosa", a parte principal dessa carta é o efeito, assim como nos monstros o efeito é mostrado embaixo do desenho.
Lendo você verá que essa armadilha pode ser ativada só se o oponente faça uma invocação normal, ou faça um flip(virar pra cima monstro do campo que estava virado pra baixo) e esse monstro tenha 1000 ou mais pontos de ataque.
Caso atenda a essas premissas ela ao ser ativada destruirá o monstro.
Veja que armadilha tem 2 fazes, a condição e a execução.
Depois vamos dar enfase as diferenças da armadilha e das cartas mágicas, no momento você ainda pode confundir a finalidade das duas, mas não é a mesma coisa...








Mágica:
Esse tipo de carta é identificada pela cor verde, sua interpretação ocorre de maneira parecida com a carta de armadilha, isso é, seu efeito está abaixo do desenho e é só executar.
Podem haver ou não condições para a execução dos efeitos, no caso dessa carta não há uma condição, é só jogar ele que você poderá pegar duas cartas do seu baralho.













Por enquanto isso é o que você precisa saber sobre a leitura das cartas, vamos às regras principais agora, pra você pode montar seu baralho(deck).
Lembre que você não pode ter mais de 3 cartas iguais no mesmo baralho, isso eu já havia explicado.
Além disso você não poderá invocar um monstro com mais de 4 estrelas sem sacrificar um ou mais monstros. Pra invocar um monstro de 5 ou 6 estrelas você precisa sacrificar um monstro, pra invocar um de 7 ou 8, você precisa sacrificar 2, entendeu a lógica? Imagine que depois de 4 a cada 2 você precisa sacrificar 1 e se o número de estrelas do seu monstro não for par você imagina que ele tem uma estrela a mais... Isso é, Mago Negro ficará como se fosse nível 8, assim 8-4 = 4/2 = 2 sacrifícios pra invocar...
Depois ensinaremos como é feito o sacrifício, agora é só pra você saber a dificuldade que é invocar um monstro com mais de 4 estrelas, minha dica é colocar poucos monstros assim e colocar mais com 4 estrelas ou menos, que podem ser invocados a qualquer momento.
Lembrando que os monstros de efeito podem ter um efeito que fazem eles serem invocados de maneira diferente, isso pode fazer com que alguns monstros mesmo tendo nível 8 sejam invocados sem nenhum sacrifício, nesse caso será uma invocação especial, para isso você terá que atender alguma condição, nesse caso já compensa colocar no baralho, caso a condição seja fácil de ser atingida é claro.
Vamos explicar agora a principal diferença entre as armadilhas e mágicas, para ativar uma carta mágica, basta você estar em seu turno e colocá-la de face pra cima no campo, caso ela tenha condições e você atenda será executado o efeito, você também pode colocá-la virada para baixo(set), mas você só poderá ativar ela em seu turno, menos as mágicas quick, identificadas por esse ícone:  , ele fica em cima do desenho do lado direito, quando a carta mágica tiver esse ícone você poderá ativar ela mesmo no turno do adversário, poderá fazer isso em um "chain", quando seu adversário ativar algum efeito ou executar um ataque por exemplo.
Outra diferença é que as cartas mágicas podem equipar um monstro, por exemplo, você pode dar um machado a um monstro e assim aumentar seu ataque em mil pontos de ataque, a carta mágica ficará em campo enquanto estiver equipando esse monstro, de preferência com alguma forma de monstra qual equipamento pertence a cada monstro. Abaixo um exemplo de equipamento:

Veja que em cima do desenho do lado direito você encontra um ícone com uma "cruz", é aí que você encontraria o ícone que acabei de falar, esse ícone de cruz representa que a mágica é um equipamento e o raio que a carta é uma quick, quando não tiver nada é uma carta normal.
Veja que na descrição dessa carta ela fala que só pode ser equipada em um monstro tipo fada(fairy-type), esse monstro terá 300 pontos a mais de ataque e defesa.
Lembra que no monstro que vimos acima ele era do tipo máquina? Então, ele não poderia ser equipado, você só poderia equipar se ele fosse fairy.

Então preste atenção ao adicionar um equipamento, quantos monstros você vai poder equipar com ele, veja se vai compensar perder um espaço no seu baralho, afinal você poderia adicionar um monstro que poderia te ajudar mais numa batalha. Costumo indicar colocar até 3 cartas de equipamento, equipamentos sem condição e que dê almenos 500 pontos de ataque, ou que os pontos de ataque dados sejam variáveis, isso é, dependendo do número de cartas em sua mão o ataque será maior, etc. Nesse caso esse tipo de carta pra mim compensa.

Continuando a falar das cartas mágicas, há também as cartas mágicas de terreno, representadas por esse ícone:  , elas não são colocadas junto com as outras(em baixo dos monstros), mas sim à esquerda, depois postarei a imagem do campo e vocês entenderão melhor isso. As cartas de campo podem dar diversos efeitos, aumentos de ataque e defesa são os principais. Elas compensam pois se você tiver um baralho com tipo definido, por exemplo um baralho de trevas, ao invés de adicionar cartas de equipamentos que aumentam o ataque de um monstro só, você pode adicionar as de terreno, que proporcionarão aumento a todos monstros das trevas em campo.

Queria destacar também as cartas de ritual e polimerização.
A polimerização serve pra você fundir dois ou mais monstros, isso gerará um monstro de fusão, ainda não apresentei à vocês esse tipo de monstro, será apresentado agora!
Antes de fazer a fusão, você tem que ter o monstro em seu extra deck, ele é um baralho que fica no canto inferior esquerdo, você pode ter até 15 cartas nele.
Esse extra deck não conta no baralho principal, isso é, se você tiver 40 cartas no baralho e mais 15 no extra deck, você não terá 55 cartas! Você continuará tendo 40 cartas! Você não pode sacar cartas desse deck, ele serve apenas pra você colocar o resultado das fusões dos seus monstros.



Veja a carta ao lado é roxa, isso é o que identifica que ela é um monstro de fusão.
Veja que na descrição há o nome de dois monstros e um "+" entre eles, isso é, esse monstro é resultado da fusão desses dois monstros, logo para invocá-lo você precisará ativar a polimerização ou alguma carta que faça fusão, e mandar pro cemitério esses dois monstros, eles podem estar na sua mão ou então no campo, tanto faz.
Outra coisa é que os monstros invocados por fusão, não podem atacar no turno que são invocados, só no próximo...
De resto é tudo igual os outros monstros, eles tem ataque, defesa, efeitos, elementos e tipos...







Agora as cartas de ritual, um monstro de ritual é identificado pela cor azul, ele ao contrário dos monstros de fusão fica no seu baralho principal, junto com os monstros normais e de efeito...
Pra invocar esse monstros você tem que ter ele em mãos e ter sua respectiva carta de ritual(carta verde), repare na mágica que ela diz que é responsável por invocar o Black Luster Soldier e o nome do monstro da carta azul é este.
Veja que na carta mágica também diz que você tem que tributar da sua mão ou campo monstros somando as estrelas até inteirar 8 ou mais estrelas.
Isso é, o sacrificio só considera o número de estrela, não o nome, levando vantagem sobre a fusão, o lado ruim é que ocupa mais espaço no deck.
O monstro de ritual pode atacar no turno em que foi invocado, levando vantagem aos monstros de fusão novamente...

Bom, agora vamos falar das cartas de armadilha.
Você não pode ativar ela diretamente de sua mão, você deve sempre colocá-la virada pra baixo em campo.
Aí você poderá ativá-la em seu próximo turno ou então no turno do seu adversário como "chain"...

Vamos explicar o que é um chain, ou corrente em português...
Funciona assim, quando o oponente ativa uma magia, uma armadilha, invoca um monstro ou faz um ataque, aí você pode ativar sua armadilha. Em alguns casos você pode ativar também quando o oponente saca uma carta, depende do efeito de sua carta, talvez o efeito dela seja você ver a carta que ele sacou ou então forçar seu oponente a descartar a carta que sacou.

Há também as armadilhas counter, elas são identificadas pelo ícone:  , elas podem ser ativadas pra impedir o efeito de alguma carta do seu oponente, elas deve ser colocadas de face pra baixo no seu turno normalmente e quando o oponente for ativar algum efeito, você pode negá-lo, dependendo do efeito da carta é claro, algumas impedem efeitos de mágicas, outras de efeitos de armadilhas, enfim... Geralmente tem um custo para se ativarem esses efeitos, como descartar cartas, perder vida, enfim...

Tanto armadilhas quanto magias tem cartas do tipo contínua, representadas por esse ícone:  , esse tipo de carta permanece no campo até que sejam removidas, seja por efeito delas mesmas, ou por efeitos de outras cartas, por isso o símbolo de infinito né, der...rs
A ativação dessas cartas respeitam suas regras próprias, isso é, as magias podem ser ativadas diretamente da mão e as armadilhas tem que "ficar de molho" durante o turno que foram colocadas no jogo.

Duelo

Agora que você já está sabendo bastante coisa, vamos ao duelo em si...
Você vai precisar ter 1 campo para posicionar suas cartas, ou então imaginar esse campo...rs
Veja como é o campo, note a disposição das cartas nele:
Começando do número maior pro menor.
6. Aqui irá seu extra deck, aquele que tem os monstros de fusão.
5. Aqui irá seu deck principal, aquele que só pode ter até 60 cartas e tem que ter no mínimo 40.
4. Aqui será colocado as cartas mágicas de terreno.
3. Quando um monstro for destruído em batalha, descartado, sacrificado, etc, será colocado aqui, no cemitério.
2. Aqui você encontrará 5 espaços pra posicionar cartas mágicas e armadilhas.
1. Aqui irão os monstros.

Note que onde irão os monstros há linhas pontilhadas, isso serve pra você pode colocar a carta de monstro deitada, pois quando um monstro está com a carta deitada significa que ele está em modo de defesa!

Cartas posicionadas e tudo entendido, que o duelo comece!
Você e seu adversário começarão o duelo com 8 mil pontos de vida, isso é o padrão, mas vocês podem combinar outras pontuações, como 5 mil ou 3 mil.
Troque de baralho com o rival, embaralhe o baralho dele e devolva, receba o seu devolta, coloque seu baralho principal à direita e o extra na esquerda, conforme já dito.
Vocês decidem quem começa, isso pode ser por um par ou impar ou "joken pô"(não lembro como escreve isso, mas é o melhor pra decidir quem começa)...
Ambos peguam 5 cartas do baralho, aí começa o primeiro turno com o jogador que jogará primeiro né, der...rs
O duelo é composto por turnos, após o primeiro jogador concluir seu turno o oponente inicia o seu, depois que terminar volta ao turno do primeiro jogador e assim sucessivamente.
Os turnos são compostos por várias fases, vamos as elas:
Draw Phase: O dono do turno atual saca 1 carta e vai para a fase seguinte.
Standby Phase: Deve ser anunciado, pois seu oponente pode ter alguma carta que deve ser ativada nessa fase, ou talvez você tenha, se após o pronunciamento ninguém falar nada, avance para próxima fase.
Main Phase 1: Agora você pode colocar cartas em campo, você pode fazer uma invocação normal por turno, lembrando aquelas regras das quatro estrelas, você pode colocar os seus monstros em modo de ataque(face pra cima e em vertical ou então em modo de defesa, face para baixo e em horizontal), além disso se você tiver um monstro em modo de ataque, se você não tiver invocado ele nesse turno pode colocá-lo em vertical(modo de defesa), porém agora com a face pra cima. Além disso é nessa fase que você colocará mágicas e armadilhas em campo, você pode ativar quantas mágicas quiser, claro que respeitando os 5 espaços + 1 de terreno que há no campo. Após ativar as cartas mágicas elas vão para o cemitério, se não forem do tipo terreno ou continuas(ícone do infinito). As armadilhas devem ser colocadas com face para baixo e não poderão ser ativadas nesse turno, só nos próximos... Após colocar em campo todas as cartas que você quiser você pode ir para a Battle Phase, caso queira atacar seu oponente ou então End Phase, pra finalizar seu turno sem atacar.
Battle Phase: Cada monstro do seu campo poderá atacar uma vez. Você seleciona um monstro seu, e um monstro do seu oponente como alvo. Se o monstro do oponente estiver em defesa, virado pra baixo, ele é virado para cima nesse momento. Hora do cálculo, o seu monstro está atacando, logo você deve pegar os pontos de ataque dele, se o monstro do adversário tiver em ataque, pegue os pontos de ataque dele, se tiver em defesa pega os pontos de defesa dele, o seu monstro tem mais pontos do que o monstro do adversário? Parabéns, você destruiu o monstro dele, agora me fale, ele estava em ataque? Sim? Parabéns, seu oponente perde a diferença em seus pontos de vida, exemplo 3500 vs. 3000, seu oponente perde o monstro e 500 pontos de vida. Ah, ele estava em modo de defesa, pois é, seu oponente não perderá pontos de vida, só o monstro mesmo... Ixi, meu monstro tem menos pontos do que o monstro do adversário. O adversário estava em modo de ataque? Sim? Mande seu monstro para o cemitério e deduza a diferença entre os pontos nos seus pontos de vida. Estava em modo de defesa? Menos mal, só deduza a diferença nos seus pontos de vida, pode deixar seu monstro em campo. O adversário não tem monstros no campo e você ainda tem monstros pra atacar? Pois bem, quando isso acontece você ataca diretamente os pontos de vida de seu adversário! Deduza seu ataque dos pontos de vida dele, sempre que atacá-lo diretamente. Já atacou com todos os seus monstros ou está satisfeito? Vá para próxima fase.
Main Phase 2: Funciona da mesma forma que a Main Phase 1, você poderá colocar cartas em campo, lembrando que só poderá colocar um monstro agora caso não tenha colocado monstros esse turno ainda, ou caso o monstro seja de invocação especial. Vá para a próxima fase.
End Phase: Anuncie que está na end phase, pois assim como na standby, pode haver efeitos que devem ser ativados nessa fase. Isso demonstrará também ao seu oponente que você está encerrando seu turno, se ele não tiver nada pra ativar vai começar quase que instantaneamente seu turno, sacando uma carta, iniciando todo processo novamente.

Nota, quando você está no primeiro turno do duelo, quem começa não tem direito a battle phase, a battle phase só é permitida à partir do segundo turno.

O sacrifício ou tributo que foi falado pra invocar um monstro com mais de 4 estrelas significa você mandar o número necessário de monstros do seu campo para seu cemitério.

Quando na battle phase acontece algum efeito que faz os monstros do campo do seu adversário mudarem, como a invocação de um novo monstro, no meio do seu ataque, ocorre o replay, que consiste em você pode escolher novamente um monstro pra atacar com o seu monstro, caso você opte por não escolher, não poderá mais atacar durante esse turno com esse monstro.
Quando você ataca um monstro virado pra baixo e esse tem na descrição FLIP: alguma coisa, quer dizer que a condição para a ativação do efeito dele é a carta ser virada de face pra baixo pra face pra cima, isso é, o ataque proporcionará isso, desencadeando o efeito do monstro atacado.
Sempre que for mudar de fase é aconselhável notificar o adversário, pois ele pode precisar saber da fase atual para ativar determinada carta/efeito.

Você ganhará o duelo caso os pontos de vida de seu adversário cheguem a 0, ou caso seu adversário não tenha mais cartas pra pegar no baralho em sua draw phase.

Há outras maneiras de se vencer um duelo, por efeito de cartas, como exódia, final countdown, destiny board, entre outros que devem existir e eu ainda não conheço, rs...

Vocês também podem jogar uma partida melhor de 3 ou melhor de 5, por exemplo, na partida melhor de 3, haverão 3 duelos, e pra vencer a partida será necessário vencer 2 duelos. Quando se disputa uma partida, após cada duelo os jogadores podem mudar as cartas do seu deck, usando um side deck, após trocar as cartas de um deck pelas cartas do outro, é contado para ver se o deck continua com o mesmo número de cartas de antes da troca.

O side deck, é um deck que você faz de até 15 cartas, você não usa ele durante o duelo, o seu uso já foi explicado acima. Nele você pode por qualquer tipo de carta.

Também há outros tipos de monstros, tunners, synchros e xyz, o yu-gi-oh está sempre inventando, geralmente a cada 1 ou 2 anos, surge algo novo, então a melhor maneira de se manter atualizado é jogar os jogos que lançam todos os anos, eu prefiro os jogos desenvolvido para portáteis da nintendo, agora eles estão no nintendo ds, estou jogando um jogo deles, mas sinceramente ainda não consegui gostar não, rs, de qualquer forma, tem jogos de gba, muito bons, que ajudam bem o jogador aprender a jogar direitinho, o bom de jogar jogos é que ele não permite você fazer coisa errada, como ativar uma armadilha que não pode ser ativada ou colocar um monstro de forma errada, enfim, você já aprende podendo fazer apenas o que é certo...

Outra dica é que com exceção dos monstros normais, leia sempre as cartas, geralmente tudo o que você saber sobre elas estão ali na descrição...

Meu post de hoje já lhe capacita pra conseguir entender as novidades do game, caso você precise jogar com seu filho por exemplo, sabendo isso que acabei de falar, você poderá pedir o resto das dicas pra ele. Mas não pede muito também não, porque senão ele vai desanimar de jogar, daí é melhor dar um game pra ele jogar online com quem sabe mesmo...kkk :P

Por fim vou deixar o vídeo de um duelo, caso ainda haja dúvidas, isso pode ajudar...
Se o post fizer sucesso, prometo fazer outros, com coisas mais avançadas, comentários dos jogos, enfim... Espero que tenham gostado e consigam ter entendido tudo que expliquei, pois isso é realmente o básico desse jogo que no fundo é bem complexo sem deixar de ser divertido!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stayfilm - Avaliação

Como zerar Drag Racing do Android

Cordão em crochê